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Campanha pela qualidade da internet entra nos tópicos mais citados no Twitter

<i>#QualidadeJa entra nos Trending Topics Brasil - lista dos assuntos mais populares no servi&ccedil;o de microblog Twitter</i><br />

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Atualizado: 

30/11/2011

Anatel: garanta a qualidade da internet! tem o objetivo de dar voz à sociedade civil, para a defesa de seus direitos. Mesmo quem já participou da campanha pode repetir o envio.

Dando continuidade à mobilização, que já levou ao envio de mais de 8000 mensagens aos membros do Conselho Diretor da Anatel, as entidades promoveram um tuitaço nesta quarta-feira (26/10) para atingir ainda mais pessoas. Como a decisão deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (27/10), a concentração de tuítes (mensagens enviadas pelo serviço de microblog Twitter) foi às 16h. Usando a hashtag #QualidadeJa e direcionada a @brasil_ANATEL, as mensagens entraram para a lista de assuntos mais populares no serviço - os Trending Topics Brasil.

Abaixo estão alguns exemplos de tuítes:

  • @brasil_ANATEL: garanta a qualidade da banda larga! #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY
  • @brasil_ANATEL: chega de receber só 10% da velocidade contratada #qualidadeja http://bit.ly/nVxtSY
  • SIM ao limite de 80% de ocupação da rede #qualidadeja não dá para vender se não tem para entregar http://bit.ly/nVxtSY
  • Sobre a campanha
    Desde o início do mês, toda quinta-feira virou dia de pressão sobre a Anatel, em razão das reuniões dos conselheiros. No documento que o conselho deve divulgar ainda nesta semana serão estipuladas punições às empresas que fornecerem baixa velocidade, problemas de instabilidade e pouca transparência na prestação do serviço.

    Conheça as reivindicações da campanha:

  • previsão de regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;
  • definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;
  • abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;
  • ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;
  • metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública;
  • capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

Atualmente as operadoras de banda larga só garantem 10% da velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima. Apesar das inúmeras reclamações, não há regulação que garanta a qualidade da internet.

"São frequentes as variações entre as velocidades reais de conexão à internet e a velocidade estipulada em contrato. No entanto, essa informação nem sempre fica clara ao consumidor. A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o consumidor brasileiro", explica a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.