A lista de orelhões com gratuidade está disponível no portal da Anatel; outras operadoras também foram sofreram mesma exigência
separador
11/09/2012
Atualizado:
19/09/2012
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou a lista de municípios que terão a gratuidade das chamadas locais fixo-fixo originadas por orelhões da Oi. A gratuidade foi ajustada pela agência porque a operadora não cumpriu as metas do Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público e a meta de densidade - que consiste na posse e manutenção de quatro orelhões para cada grupo de 1000 habitantes do município.
Em 2011 foi exigido de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e a melhoria nos sistemas de supervisão do equipamento. Desde a implementação do plano até o final de 2012, estima-se que cerca de R$ 205 milhões serão investidos na recuperação dos orelhões em todo o País.
A medida atinge cerca de 2.020 municípios e foi tomada em virtude de problemas nos aparelhos que, segundo a agência, estão quebrados ou são insuficientes para atender à demanda. A gratuidade referente à Oi começou no início de julho de 2012 e permanecerá em vigor até 30 de outubro.
Para conhecer a lista de municípios, clique aqui.
Medidas semelhantes
Contra a Embratel, foram adotadas medidas semelhantes, que resultaram na gratuidade das chamadas de Longa Distância Nacional originadas dos orelhões de 30 de abril de 2012 até 31 de dezembro de 2012, devido ao desempenho inadequado da empresa na execução do plano de revitalização.
Telefônica/Vivo, Sercontel e CTBC também já foram penalizadas da mesma forma. Por meio do site da Anatel é possível conferir a listagem completa.