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Atualizado:
Os consumidores enfrentam diariamente problemas com os bancos. Para melhoria dos serviços é necessário lutar pelos seus direitos. Por isso, se algum problema ocorrer, reclame. Para isso é só seguir esses passos:
1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).
2 - Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:
Itaú-Unibanco |
0800 570 0011 ou |
Caixa Econômica Federal |
0800 725 7474 ou |
Banco do Brasil |
0800 729 5678 ou |
HSBC |
0800 701 3904 ou |
Bradesco |
0800 727 9933 ou 0800 722 0099 (deficiente auditivo) |
Santander-Real |
0800 726 0322 ou 0800 771 0301 (deficiente auditivo) |
Safra |
0800 770 1236 ou 0800 772 4136 (deficiente auditivo) |
BTG Pactual |
0800 722 0048 ou 0800 047 4335 (deficiente auditivo) |
3 - Registre reclamação no Banco Central (BC).
É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800-9792345,
por carta (BC - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF);
ou pela internet: www.bcb.gov.br
4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o Procon.
Os endereços dos Procons estão no site: http://portal.mj.gov.br/ControleProcon/frmLogon.aspx
5 - Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.
Outra providência que você poderá tomar:
- Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.