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Idec notifica metrô e SPTRans e cobra regularização de problemas com recarga do Bilhete Único

<div> Cerca de metade das esta&ccedil;&otilde;es de metr&ocirc; de S&atilde;o Paulo est&atilde;o sem postos de atendimento ou com falhas; Instituto pede informa&ccedil;&otilde;es mais claras para consumidor</div> <div> &nbsp;</div>

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Atualizado: 

17/02/2016
O Idec enviou ontem (16/2) uma notificação ao Metrô, à SPTrans (autarquia que gere o transporte de ônibus na capital paulista) e às Secretarias de Transporte municipal e estadual cobrando a regularização do atendimento aos usuários do Bilhete Único – serviço utilizado para pagamento das tarifas de ônibus, metrô e trens da Região Metropolitana de São Paulo.
 
Os passageiros estão com dificuldade para comprar e recarregar créditos no bilhete desde dezembro do ano passado, quando a empresa Ponto Certo, que mantinha máquinas de recarga do Bilhete Único, rompeu contrato com o Metrô e a SPTrans. Cerca de metade das estações de metrô de São Paulo (SP) estão sem postos de recarga ou com atendimento falho.
 
Além disso, a informação prestada pelas empresas ao usuário está insuficiente, pouco clara e incorreta – os locais alternativos indicados pela SPtrans em estações do metrô não fazem o atendimento, e outras estações estão sem informação nenhuma. “A falta de informação adequada infringe o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, configurando em vício na prestação de serviço”, destaca Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec.
 
Assim, o Idec cobrou também que, durante o período de regularização do atendimento, haja divulgação de informações claras e completas ao usuário. “Os órgãos devem fornecer orientações que contemplem todos os tipos de bilhete disponíveis, os tipos de crédito e as formas de pagamento”, destaca Calabria.
 
Reclame!
 
O Idec também recomenda que usuários que estão enfrentando problemas para comprar ou recarregar seu Bilhete Único utilizem amplamente os canais de relacionamento da SPTrans e do metrô para reclamar. “Apontar os locais onde há falhas e cobrar informações ajuda a pressionar as empresas e órgãos responsáveis a regularizar a situação”, orienta o pesquisador do Idec.
 
Veja os principais canais de contato com o Metrô e a SPTrans:
 
Metrô
Tel: 0800-77 07 722
 
SPTrans
Tel:  156
Twitter: @sptrans_