Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Planos de saúde no topo dos atendimentos do Idec em 2014

<div> Balan&ccedil;o de atendimentos feitos pelo Idec no ano passado aponta que viola&ccedil;&atilde;o dos direitos dos consumidores na assist&ecirc;ncia &agrave; sa&uacute;de, servi&ccedil;os financeiros e telecomunica&ccedil;&otilde;es ainda figuram no topo da lista de reclama&ccedil;&otilde;es recebidas pelo Instituto</div> <div> &nbsp;</div>

separador

Atualizado: 

19/03/2015
O balanço de 11.161 atendimentos realizados pelo Idec em 2014 apontou que, além de dúvidas sobre processos judiciais, sobretudo sobre planos econômicos - que contabilizam quase 5 mil atendimentos -, os consumidores continuam tendo problemas em serviços fundamentais como telecomunicações, serviços financeiros e planos de saúde, este último no topo da lista do ranking pelo terceiro ano consecutivo. Questões relacionadas a produtos e outros temas ficaram em último lugar da lista, porém ainda assim, juntas representam mais da metade dos atendimentos feitos pela Ong no período.
 
Reajustes abusivos e negativa de cobertura em planos de saúde são alguns dos problemas mais enfrentados pelos consumidores na categoria que, sozinha, responde por quase 20% dos contatos ao Instituto. O segmento de serviços financeiros, responsável por 15,33% dos registros, manteve-se como o segundo assunto mais demandado ao Idec, assim como nos últimos dois anos (2012 e 2013). Já o setor de telecomunicações, passou na frente das reclamações sobre produtos em relação aos anos anteriores registrando 13,71% atendimentos. Dúvidas e queixas sobre telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e banda larga foramas principais questões levantadas em relação ao tema. 
 
Chama a atenção o fato de que os três setores que lideram o ranking são regulados por órgãos federais: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Banco Central e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), respectivamente, indicando a necessidade de maior envolvimento destes órgãos no que tange à proteção ao consumidor.
 
Leia a matéria na íntegra sobre o tema na Revista do Idec.