Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Equipe do Idec orienta moradores e distribui material informativo em Heliópolis

<div> Iniciativa foi realizada com doa&ccedil;&otilde;es que associados fizeram no fim de 2012</div>

separador

Atualizado: 

11/06/2013
O Idec realizou no sábado, 25/5 uma ação social para disseminar os direitos do consumidor para os moradores de Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Colaboradores e voluntários percorreram as ruas estreitas da antiga favela, que se urbanizou e foi transformada no bairro Nova Heliópolis, em 2006, e distribuíram centenas de kits com material informativo do Instituto — Revistas do Idec, folhetos e cartilhas do SUS.
 
A ação batizada de Idec Social foi uma parceria do Instituto com a Unas (União de Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco), a entidade que representa os interesses da comunidade de 130 mil habitantes — conforme o censo de 2010 do IBGE — e dirige mais de 30 projetos sociais.
 
Sílvia Vignola, associada e colaboradora voluntária do Idec, foi entrevistada pela rádio comunitária de Heliópolis, a 87,7 FM - fundada em 1992 e um dos projetos realizados pela Unas, que implantou também lavanderia comunitária, núcleos sócio-educativos, creches, telecentros, atendimento jurídico, programas de educação, alimentação, saúde, esporte, geração de renda e projetos habitacionais.
 

Sílvia conversou com o radialista Miguel Bezerra, apresentador muito popular na comunidade. Ela convidou os moradores a esclarecer dúvidas na compra de produtos e serviços e fez uma breve apresentação do Idec. Sílvia lembrou que todos já tiveram problemas com bancos, comércio, operadoras de telefonia fixo e móvel, internet, TV paga ou serviços essenciais. “Todo mundo é consumidor, mesmo quem não compra um produto”, frisou.
 
A associada do Idec destacou a importância da luta pelos direitos de consumidor, que nada mais é do que um exercício de cidadania. Ressaltou que o Instituto dissemina as informações em prol das conquistas coletivas. “Consumidor informado sabe reivindicar seus direitos. Usando uma frase de antiga, declarou “Se todo os tristes chorarem juntos a tristeza pode acabar”.
 
Ouvinte assídua da rádio, a empregada doméstica Rita Andrade da Silva ouviu a entrevista de Sílvia. Foi um achado para Rita, moradora de Heliópolis há 12 anos. Com um problema com a operadora de celular TIM, Rita foi à quadra da Unas em busca de orientação sobre contas encaminhadas pela empresa. A advogada Veridiana Alimonti, especialista do Idec em telecomunicações, explicou o que representavam os boletos e como regularizar a situação. “Tirei minhas dúvidas. É importante a gente participar”, comemorou Rita.
 
O pintor Odailto Pereira da Silva, que estava fazendo um serviço em uma sala da rádio comunitária, acompanhou a entrevista de Sílvia e também procurou a equipe do Idec. Veridiana explicou que a cobrança que ele recebeu é referente a uma multa por quebra de fidelidade. Silva contou em que termos foi contratado o serviço. A advogada do Instituto explicou que se trata de uma cobrança abusiva e o orientou como recorrer ao Procon-SP para garantir os seus direitos de consumidor.  
 

Para atingir um público ainda maior, o Idec pretende revisitar a comunidade, em breve, para concretizar a programação de palestras preparadas. 
 
“A educação para o consumo é um processo e deve ser construído a cada nova oportunidade de disseminar o direito do consumidor. Trabalhar pela consciência dos hábitos e relações de consumo é um exercício diário do Idec”, conclui Vignola.