Idec finaliza 2011 celebrando vitórias e reforçando perspectivas para os 25 anos do Instituto
separador
22/12/2011
Atualizado:
22/12/2011
Encerramos mais um ano de muito trabalho aqui no Idec. Como sempre, em 2011, vários assuntos que nos ocuparam estiveram relacionados aos mais recorrentes problemas de nossos associados e dos consumidores em geral. Lutamos por uma banda larga de qualidade e pela melhoria nos serviços de telefonia celular, apontamos ameaças na violação à privacidade e ofertas enganosas na internet, obtivemos vitórias em várias ações judiciais, realizamos pesquisas de composição nutricional de alimentos relacionando-as ao agravamento da saúde da população.
Em assuntos financeiros, além de pesquisas, pressionamos autoridades nacionais e até do G-20 por medidas de proteção ao consumidor em meio à crise. Em consumo sustentável, indicamos que a produção de veículos e mesmo a coleta seletiva em nosso País ainda estão engatinhando. E tantos outros assuntos que você acompanhou nas páginas de nossa revista e aqui no portal.
Na internet, a nossa mais importante realização foi a entrada no ar desse novo site. Esperamos que você tenha gostado e esteja desfrutando.
O ano que entra será bastante movimentado. Não se sabe ainda se o crescimento do País continuará, como a inflação vai se comportar e como ficarão os juros ao consumidor. Nem como a crise financeira na Europa e nos EUA vai caminhar e, portanto, quais serão os efeitos aqui entre nós.
De todo modo, há fortes chances de termos um reforço na esfera federal do órgão responsável pela defesa do consumidor. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, poderá se tornar a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. A presidente Dilma Rousseff assumiu, aderindo à Plataforma dos Consumidores - Eleições 2010, o compromisso de reforçar a defesa do consumidor.
Haverá também as eleições municipais – elegeremos vereadores e novos prefeitos –, e cabe a cada um de nós olhar mais para nossas cidades. Parte da solução de nossos problemas diários está no âmbito municipal e ao nosso alcance. Não adianta esperar por uma reforma política – que poderia instituir o voto distrital, entre outras coisas. Se pararmos pra pensar, a maioria dos votos que elege os vereadores das nossas cidades já tem sua origem geográfica conhecida: representam alguns bairros. Mas mesmo assim pouco cobramos deles por efetivos serviços a essa localidades.
Com a definição de diversos aspectos da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, e que está sendo ainda regulamentada – inclusive com contribuições do Idec –, em 2012 teremos mais claras as regras de atuação de governos, consumidores e também empresas na grande questão da logística reversa. Será também o ano de discussões da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, cuja tarefa é preparar terreno, com o fim do Protocolo de Quioto, para acordos mais efetivos dos governos na direção de estabelecer uma economia sustentável no planeta com a erradicação da pobreza.
Isto é, 2012 será um ano em que governos, consumidores e empresas terão muito a dizer e a fazer.
Para nós do Idec, são mais oportunidades de renovar e aprofundar nosso compromisso
com você, associado e consumidor, no ano em que o Instituto comemora seus 25 anos de existência.
Um feliz Natal e que tenhamos um 2012 cheio de realizações e conquistas. Nosso sincero
agradecimento. Até 2012!
A equipe do Idec
Recesso
A equipe do Idec estará em recesso entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro. Entre esses dias não haverá atendimento ao associado.