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Portal do Idec traz novo visual e mais conteúdo ao consumidor

Além das novidades para os associados, site contará com Banco de Regulação, para estimular a sociedade a participar das audiências e consultas públicas das principais agências reguladoras do País

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Atualizado: 

06/12/2011
Totalmente reformulado, o novo portal do Idec entra no ar nesta quinta-feira (1º/12) trazendo novidades aos consumidores que acompanham o trabalho do Instituto. Além da mudança no visual, o conteúdo está sendo reorganizado, reformulado e ampliado com o objetivo de melhorar o relacionamento online do Idec com seus associados e os consumidores em geral.
 
No novo portal, cada item do menu agrupa assuntos da mesma natureza. Por exemplo, o canal O Idec traz informações institucionais, além das vitórias do Instituto em diversas áreas. Já o Em Ação traz o conteúdo informativo. O canal Consultas contém orientações, dicas e ações judiciais, e o Mobilize-se contém as campanhas, eventos, entre outros canais.
 
Páginas temáticas
Uma das principais novidades é a divisão do portal em páginas temáticas de acordo com os principais assuntos que fazem parte da pauta do Idec: Alimentos; Financeiro; Saúde; Telefonia; Internet e TV; Consumo Sustentável e Outros Temas. “Ao acessar uma dessas páginas temáticas, o internauta vai encontrar todo o conteúdo do Idec sobre aquele assunto, como notícias, orientações, enquetes, etc”, explica a editora do portal, Evelin Ribeiro.
 
Para facilitar a busca de conteúdos, as informações estão divididas em duas áreas, conforme o tipo de notícia. No Em foco fica o conteúdo de atuação política e institucional do Idec e em Dicas e Direitos, as orientações para a resolução de problemas de consumo – que também estão disponíveis em vídeos, com comentários dos advogados e pesquisadores do Idec.
 
Outra área nova é a de Recalls e Produtos Inseguros, com informações sobre os chamamentos que estão acontecendo no País e orientações sobre os direitos do consumidor. Além disso, as seções Casos Reais (que conta histórias de consumidores que conseguiram resolver seus problemas de consumo) e Testes e Pesquisas, que já existiam na Revista do Idec, também ganharam um espaço no portal.
 
Conteúdo ampliado
Novos canais, como a área Multimídia, que reúne as publicações do Idec em arquivos disponíveis para download, além de vídeos e áudios institucionais também estão disponíveis no novo portal. E, a partir de agora, também há um destaque maior às campanhas de mobilização realizadas pelo Instituto, integradas às redes sociais Twitter e Facebook.
 
Para os associados
Áreas do portal exclusivas para os associados também passaram por uma reformulação: a antiga Autoconsulta foi reformulada e passa a se chamar Idec Orienta. Foram inseridas novas orientações e o uso da ferramenta está mais fácil. “Os assuntos foram reagrupados para tornar a identificação dos subtemas mais intuitiva”, afirma a editora do portal. O Idec Orienta também conta com um sistema de busca que facilita a localização das orientações e dos modelos de carta.
 
A Revista do Idec também terá novidades: serão oferecidos dois formatos de acesso ao conteúdo: HTML – como no antigo portal – e PDF ( o associado poderá baixar a revista na íntegra ou apenas uma matéria). A versão em HTML estará disponível a partir da edição de dezembro de 2011.
 
Já no campo das ações judiciais, o associado poderá visualizar todos os processos movidos pelo Idec ou, se preferir, apenas aqueles do qual participa. Para isso, basta fazer o login no portal.
 
Banco de regulação
Juntamente com o novo portal, o Idec lança também o Banco de Regulação, que reúne dados de todas as consultas e audiências públicas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esse banco de regulção está na área Participe da Regulação, no canal Mobilize-se.
 
O Banco de Regulação foi desenvolvido com o apoio do Fumin/BID (Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do DPDC/SDE/MJ (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça).
 
Por meio do banco, o internauta poderá acompanhar a abertura de consultas e audiências públicas, facilitando o envio de contribuições e sugestões às agências reguladoras. “Queremos estimular a participação da sociedade no processo regulatório e esperamos que essa ferramenta proporcione o diálogo e a troca de informações sobre o tema entre os órgãos que compõem o SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor)”, declara a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn.
 
Migração
Devido à migração de sistema do site atual do Idec para o novo portal, os internautas podem enfrentar algumas dificuldades temporárias no acesso a algumas áreas. Esses problemas devem se normalizar em breve.