<i style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; ">Para Idec, desafio agora é ampliar o debate sobre o tema na sociedade civil</i>
separador
24/11/2011
Atualizado:
29/11/2011
O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quarta-feira (23/11) o PPCS (Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis), durante a 104ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente, em Brasília (DF).
O PPCS consiste em um conjunto de ações e eventos que serão realizados ao longo de quatro anos. O objetivo é incentivar a produção mais eficiente e o consumo mais responsável. Estarão envolvidos no projeto o governo, empresários, organizações não governamentais e consumidores.
O Idec considera o plano um avanço para a integração de diversos setores da sociedade com a causa. "O lançamento do PPCS é um passo importante na articulação entre diferentes instâncias de governo, setores empresariais e representantes de organizações de trabalhadores, consumidores e outros setores da sociedade civil", afirma a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn.
Estão previstos no plano a assinatura de pactos setoriais com empresas e entidades de classe e a divulgação de campanhas educativas para mobilizar os consumidores. Entre os principais temas do PPCS estão o consumo sustentável no setor varejista e o fortalecimento do sistema de compras públicas sustentáveis, com foco no incentivo da produção de bens e serviços seguindo critérios ambientais.
As ações preveem algo positivo, mas que não será fácil. "Temos o desafio de aprofundar o debate sobre os padrões de produção e consumo que levem a mudanças efetivas que viabilizem o acesso de todos os consumidores a bens e serviços mais sustentáveis", afirma Lisa. "Isso só será possível se ocorrerem mudanças significativas nos modelos de negócios e paradigmas de produção e consumo atuais", completa.