separador
Atualizado:
Neste sábado (2/3), o Idec e a ONG Banco de Alimentos promoverão em São Paulo uma oficina de orientação para o aproveitamento integral dos alimentos. O evento conta com a parceria do Vitae Civilis e da AAO (Associação de Agricultura Orgânica).
A aula tem o objetivo de ensinar aos consumidores que é possível preparar refeições saborosas e saudáveis a partir de partes dos alimentos que normalmente vão para o lixo, como folhas, talos, cascas e sementes. Além disso, é importante que o consumidor se conscientize na hora da compra dos alimentos, porque o brasileiro costuma comprar em excesso e deixar os alimentos estragarem.
Essas atitudes causam um impacto negativo no meio ambiente, aumentando o acúmulo de lixo nos aterros e lixões a céu aberto. O lixo acaba produzindo chorume, que entra em contato com o solo e contamina os lençóis freáticos. Por isso essa iniciativa de conscientizar o consumidor é tão importante.
Para a pesquisadora do Idec, Adriana Charoux, atitudes como aproveitar melhor os alimentos geram mais benefícios não só para o planeta mas também para a saúde. "A partir da sensibilização do consumo responsável, em vez de gerar emissão de gases poluentes que provocam aquecimento global, podemos utilizar esses resíduos orgânicos para nos alimentar melhor e ainda, se conseguirmos fazer uma composteira em casa, gerar composto para adubar o jardim", comenta a pesquisadora.
A oficina será realizada às 10h, no Parque da Água Branca, em São Paulo e faz parte da programação do "Clima e Consumo em São Paulo", que reservou para abril temas voltados ao desperdício, resíduos sólidos e aproveitamento de materiais.
Clima e Consumo em São Paulo
A iniciativa se trata de uma série de intervenções urbanas que acontecerão nos bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguará e Jaguaré, com o propósito de abordar problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo, entre eles a geração excessiva de resíduos sólidos, o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável para cidade, o aumento das enchentes e a falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.
O programa é uma iniciativa do Idec e do Vitae Civilis, em parceria com diversas organizações e pessoas que colaboram para uma cidade mais sustentável. O projeto conta com apoio do FEMA (Fundo Especial de Meio Ambiente), mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo.
Para a programação completa acesse: http://www.idec.org.br/climasp/
Serviço:
O que: Oficina: receita com aproveitamento integral de alimentos
Quando: 2 de abril (sábado)
Onde: Parque da Água Branca - em frente à feira de produtos orgânicos da AAO (Associação de Agricultura Orgânica)
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo
Horário: das 10h às 11h