Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec orienta como manter as contas em dia durante a greve dos bancários

<p> <em>Caixas eletr&ocirc;nicos e internet banking podem ser alternativas para realizar os pagamentos nessa situa&ccedil;&atilde;o</em></p>

separador

Atualizado: 

28/07/2011

Os bancários de 26 estados e do Distrito Federal entraram em greve nesta quarta-feira (29/9) por tempo indeterminado para protestar por aumento de salários.

Durante o período em que o atendimento nas agências estiver suspenso, os consumidores podem encontrar dificuldades ou ter dúvidas sobre como pagar suas contas em dia. Por isso, o Idec reuniu algumas dicas para orientá-los.

A primeira recomendação é buscar alternativas para fazer o pagamento, como os caixas eletrônicos dos bancos ou o internet banking. Também é possível quitar algumas faturas (como as de água, luz e telefone) em casas lotéricas e outros estabelecimentos (como supermercados, farmácias e agências dos Correios) que atuam como correspondentes bancários.

Se nenhuma dessas opções for adequada à sua situação, entre em contato com o fornecedor do produto ou serviço e solicite outra forma de pagamento ou negocie a prorrogação da data de vencimento da conta.

"Caso não seja possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, e haja atraso no pagamento, o consumidor não pode penalizado com a cobrança de juros e multa de mora", ressalta Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Idec.

É importante lembrar, no entanto, que se o consumidor não tem culpa pela greve, o fornecedor também não tem. Dessa forma, em respeito ao princípio da boa fé, faça a sua parte e procure alternativas para não atrasar as contas.