Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

No dia mundial de luta contra a Aids, entidade divulga balanço de acesso a antiretrovirais

<p> <em>Acesso a antiretrovirais. Dia Mundial de Luta contra a Aids, com a&ccedil;&otilde;es em todos os cantos do planeta</em></p>

separador

Atualizado: 

03/08/2011

Comemora-se hoje (1/12) o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com ações em todos os cantos do planeta. Para marcar a data, foi lançada uma lista que traz, por um lado, os maiores defensores do acesso universal aos medicamentos antiretrovirais (usados no tratamento da doença) em 2009, e, por outro, os grandes vilões do tema.

Do documento - chamado "sobe e desce" por contrapor um destaque positivo com um negativo - constam empresas, políticos, entre outras categorias.

A lista foi elaborada pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da REBRIP (Rede Brasileira Pela Integração dos Povos), de que o Idec é parte, o qual reúne organizações não-governamentais que trabalham pelo acesso a medicamentos de qualidade, especialmente nas questões ligadas às patentes - título que confere ao inventor exclusividade de exploração comercial do produto por 20 anos.

A questão das patentes é muito cara para a luta contra a Aids, pois o mecanismo é uma das grandes barreiras para a universalização do acesso aos antiretrovirais.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que possui um programa de acesso gratuito a medicamentos para todas as pessoas que vivem com HIV/AIDS. Porém, devido a abusos do sistema de patentes, sua efetividade é prejudicada, afetando, assim, o direito à saúde e à vida de milhares de pessoas.

Assim, é fundamental acompanhar as ações de quem defende a causa - e merece todo o apoio - como também daqueles que, por omissão ou interesses financeiros, colocaram o lucro comercial acima dos direitos humanos.