separador
Atualizado:
Se você é daqueles que vive reclamando das contas a pagar, aproveite amanhã (28/11) para dar uma folga para o seu bolso e faça parte do "Dia sem compras". Para além do aspecto financeiro, o objetivo da data é fazer com que as pessoas reflitam sobre os impactos sociais e ambientais dos nossos hábitos de consumo.
O chamado "Buy nothing day", em inglês, foi criado em 1993 pela organização canadense Adbusters (www.adbusters.org) e atualmente mobiliza pessoas em todo o mundo.
O Idec apoia a causa e acredita que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e levando em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.
O "Dia sem compras" vem a calhar num momento em que os consumidores são ainda mais bombardeados com os apelos consumistas por causa da aproximação do Natal. O evento propõe que os consumidores adotem uma postura responsável e questionem a forma de produção dos artigos que adquirem e desafiem companhias a atuar de forma ética.
Por isso, mais que se esforçar para não comprar nada amanhã, é importante que todos repensem os seus hábitos de consumo a cada dia, diante das evidências de que o padrão que vem sendo adotado é insustentável do ponto de vista ambiental e socialmente injusto.
Mas vale lembrar que consumir menos nos demais dias do ano não faz mal a ninguém, inclusive ao seu bolso.