separador
Atualizado:
Medidas simples adotadas no dia a dia podem ser úteis na hora de diminuir custos e, consequentemente, o impacto da crise econômica no bolso. Mais do economizar nas contas de água, energia e telefone, adotar o consumo consciente colabora também para evitar o desperdício em uma época em que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos. Veja algumas dicas do Idec para economizar abaixo.
A falta de água em algumas regiões vem motivando o uso consciente desse recurso, através do reuso e aproveitamento da água da chuva. Há ainda sistemas de tratamento biológico e químico sendo adotados. Evitar o desperdício também é uma maneira de contribuir para que a ONU (Organização das Nações Unidas) atinja uma de suas Metas do Milênio: reduzir o número de pessoas sem água e sem saneamento à metade até 2015.
Em relação à energia elétrica, a crise de 2001 trouxe algumas mudanças de comportamento que provocaram diminuição significativa no consumo. É o caso da utilização de lâmpadas fluorescentes, que acabaram incorporadas. Os mecanismos de controle de qualidade, como o selo Procel também ganharam maior eficácia.
O mesmo ocorreu com a comida. Alternativas para distribuir alimentos que sobram estão sendo adotadas e, aos poucos, os consumidores vão percebendo que consumir cascas, folhas e talos não significa comer restos. Muito pelo contrário, eles podem ser grandes aliados da boa nutrição. As folhas de beterraba, por exemplo, são ricas em vitamina C, cálcio e fósforo. Já as de cenoura são fontes de flavonóides e ferro.
Como economizar nas contas de água e energia
Água
* Utilize aeradores (peneirinhas acopladas na saída de água) nas torneiras.
* Reduza o tempo no banho. Cinco minutos são suficientes! O consumidor pode economizar ainda mais se fechar o registro para se ensaboar.
* Reaproveitamento de água: a água do banho ou da máquina de lavar roupa também pode ser reaproveitada para lavar quintais.
* Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça.
* Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário (todas fabricadas a partir de 2001 utilizam 6 litros de água). O vaso sanitário com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 15 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.
* Conserte os vazamentos de água assim que eles forem notados.
* Só ligue a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar roupa quando ela estiver cheia.
* Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
No verão, a rega deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.
* Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.
* Lave o carro com balde e um pano ao invés de uma mangueira. Se possível, não lave o carro durante a estiagem (época do ano em que chove menos).
Energia