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Uma pesquisa realizada pelo Idec com 25 ovos e produtos de Páscoa de dez marcas diferentes detectou níveis elevados de gordura saturada para crianças, principal alvo das campanhas, além do forte apelo comercial da publicidade infantil, por meio de brindes presentes em vários desses produtos.
Outro ponto destacado é que na rotulagem das embalagens constam apenas as informações nutricionais obrigatórias de referência para um adulto (2000 kcal). Em nenhum dos produtos pesquisados havia dados sobre o consumo infantil.
Mesmo que a legislação não obrigue, o Idec entende que seria recomendável a divulgação das tabelas referentes a dietas infantis nesse tipo de produto, principalmente no caso de alimentos com altas taxas de calorias, carboidratos e gorduras. É sabido que o chocolate é um alimento carregado em gorduras e açúcar, mas que consumido com moderação pode até fazer bem à saúde.
"Em uma porção pequena de chocolate, de 25g, a criança pode ingerir quase 30% do total de gorduras saturadas que deveria ingerir em um dia. Os pais precisam estar atentos e só permitir o consumo moderado, de no máximo um pedaço por dia", disse Vera Barral, coordenadora da pesquisa.
Há casos em que o total de gorduras saturadas extrapola o limite diário. O instituto levou em conta os valores diários previstos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças de quatro a seis anos (16g de gorduras saturadas) e de sete a dez anos (19g de gorduras saturadas). A agência não recomenda o consumo de chocolate até os três anos.
Entre os itens pesquisados, o Kinder Ovo Magic, da Ferrero, foi o que apresentou mais gorduras saturadas, tanto para dietas de crianças de quatro a seis anos (35,6% do nível diário recomendado), quanto de sete a dez anos (30%). Em seguida veio o Caminhão com ovinhos, da Montevérgine, com 31,9% e 26,8% dos níveis de ingestão recomendados, respectivamente às faixas etárias de quatro a seis anos e de sete a dez anos. Vale ressaltar que dificilmente alguém ingere apenas uma porção de 25g.
A coordenadora da pesquisa chama a atenção dos pais para os níveis de carboidratos, que engloba todos os tipos de açúcares e amidos. "A legislação não prevê a discriminação de açúcares e amidos, apenas dos níveis totais de carboidratos. Mas sabemos que o açúcar do ovo de Páscoa é a sacarose, que está muito relacionada à cárie infantil."
Ela lembra que já existem marcas de chocolate sem açúcar, sem glúten, sem lactose ou sem lecitina de soja para atender a crianças com determinadas alergias e rejeições alimentares.
Personagens licenciados
Cada vez mais disseminada, a estratégia de atrelar a venda de alimentos e bebidas não saudáveis à distribuição de brindes com personagens licenciados para crianças até 12 anos vem sendo combatida pelo instituto, que defende uma regulamentação desse tipo de marketing. "Acaba-se comprando os ovos pelos personagens e não pelos produtos", ressaltou Vera.
Entre as empresas que apelam para os brinquedos para promover a venda de ovos de Páscoa estão a Nestlé e a Ferrero, que assumiram compromissos sobre publicidade e marketing para criança na União Européia (UE), nos Estados Unidos e com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O uso de personagens famosos tende a encarecer o ovo, segundo apontou o levantamento. Comparando o preço por 100g, a Nestlé apresentou a maior variação: R$ 8,38 entre o item mais barato, Passatempo (sem brinde), e os mais caros, os ovos de Páscoa Surpresa e Meninas Super Poderosas e Batman, com os personagens licenciados. A Lacta teve a segunda maior diferença, de R$ 4,97/100g de chocolate.
Só as Tortuguitas com chocovinhos, da Arcor, que não traz nenhum brinde, ficou na média de preços dos outros produtos com brinquedos pesquisados da fábrica.
Em relação aos brindes, outro problema identificado, foi a distribuição de um gloss labial, classificado como cosmético infantil pela Anvisa. "É preciso ficar atento à qualidade do brinde. O gloss tem cor, odor e sabor de morango e podem confundir a criança e levá-la a ingerir o produto", afirmou Vera.
Levantamento
O Idec analisou 25 ovos e produtos de Páscoa adquiridos em supermercados da cidade de São Paulo, entre os dias 3 e 19 de março. Desse total, 20 traziam personagens como brindes.
Foram pesquisadas as marcas Arcor, Carrefour, Garoto, Kinder/Ferrero, Lacta/Kraft Foods, Montevérgine, Nestlé, Qualitá, Village e Wal-Mart.
Fichas dos Produtos
1 - Arcor
Compromisso de restrição à publicidade: não
Garfield
Preço/100g: R$ 7,31
Brinde: figura em plástico inflado Garfield
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 26,9%
crianças de 7 a 10 anos = 22,6%
Justice League Unlimited
Preço/100g: R$ 7,49
Brinde: lançador de discos Liga da Justiça
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 26,9%
crianças de 7 a 10 anos = 22,6%
Tortuguitas com chocovinhos
Preço/100g: R$ 7,67
Sem brinde
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 29,4%
crianças de 7 a 10 anos = 24,7%
Turma da Mônica
Preço/100g: R$ 8,38
Brinde: caneca plástica Cebolinha
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 28,1%
crianças de 7 a 10 anos = 23,75
2 - Carrefour
Compromisso de restrição à publicidade: não
Fofolete Princesas
Preço/100g: R$ 7,96
Brinde: boneca Fofolete
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 26,3%
crianças de 7 a 10 anos = 22,1%
3 - Garoto
Compromisso de restrição à publicidade: não
Chocolate ao leite
Preço/100g: R$ 7,78
Sem brinde
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 28,1%
crianças de 7 a 10 anos = 23,7%
Max Steel
Preço/100g: R$ 9,95
Brinde: mini boneco Max Stell
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 28,1%
crianças de 7 a 10 anos = 23,7%
Polly Pocket
Preço/100g: R$ 10,50
Brinde: gloss labial Polly Pocket
Gordura saturada em 25g:
crianças de 4 a 6 anos = 28,1%
crianças de 7 a 10 anos = 23,7%
Pucca
Preço/100g: R$ 10,81