Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Por proposta do Idec, Conselho Nacional de Saúde recomenda promoção de alimentação saudável nas escolas

<p> <em>Para a OMS as institui&ccedil;&otilde;es de ensino devem incentiver o consumo de alimentos saud&aacute;veis</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/08/2011

O Conselho Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Sáude, manifestou no último dia 8 de outubro preocupação com a publicidade e a qualidade de alimentos voltados a crianças, sobretudo, dentro das instituições de ensino. Em moção publicada na data, por proposta do Idec, foram enfatizados os problemas causados pelo consumo de "alimentos com quantidades elevadas de açúcar, sódio, gorduras saturadas e gorduras trans e bebidas com baixo teor nutricional". O documento se dirige às autoridades da saúde, educação e da agricultura.

As crianças formam seus hábitos alimentares na primeira década de vida. Assim, as escolas, tanto públicas como privadas, têm papel fundamental na sua educação alimentar. Portanto, devem ser estudadas e implementadas não só medidas rigorosas de controle da publicidade de alimentos destinada ao público infantil, mas também programas pedagógicos de alimentação.

Entre outras recomendações, a moção incita que as instituições de ensino, por meio de seus programas de alimentação, contribuam para a formação de hábitos alimentares saudáveis, integrem a educação alimentar e nutricional nos currículos e formação de profissionais das escolas e cuidem para que estabelecimentos sediados nas escolas comercializem alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gorduras trans, de sódio e bebidas com baixo teor nutricional.

O documento também solicita à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que revisem os padrões dos alimentos voltados ao público infantil, compatibilizando-os com padrões de alimentação saudável.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a obesidade (e doenças associadas, como o diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e certos tipos de câncer) uma epidemia mundial. A baixa qualidade nutricional de alimentos industrializados para crianças e o estímulo ao consumo através de campanhas publicitárias agressivas têm sido fatores determinantes para o avanço do problema.

Veja a íntegra da moção.

Talvez também te interesse: