Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Mês do Consumidr

Mês do Consumidor Mês do Consumidor
Mês do Consumidor

No dia 15 de março comemoramos o Dia Internacional dos Direitos dos Consumidores, data histórica na luta por relações de consumo mais justas.

PRORROGAMOS O ACESSO LIBERADO AOS NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

O mês do consumidor já passou, mas diante da pandemia que enfrentamos, nossas orientações exclusivas continuam com o acesso liberado para você consumir informação confiável e exercer seus direitos. Aproveite!

Mês do Consumidor

Banco de documentos pré formatados para resolução de problemas de consumo. Prontos para uso, você pesquisa pelo assunto de interesse, preenche com seus dados e encaminha para a empresa ou prestador de serviço.

São 258 orientações com passo a passo para lidar com problemas, mais de 400 documentos para negociar soluções junto a empresas e 26 petições para abrir ação no juizado especial.

Orientação
Mês do Consumidor

Todas as edições online da Revista do Idec, publicada desde 1995, primeira no Brasil totalmente independente e sem qualquer tipo de publicidade.

Recheada de informação, a revista traz artigos, reportagens e pesquisas exclusivas, entrevistas com especialistas, assuntos mais demandados por nossos associados e casos reais de problemas de consumo solucionados.

Mês do Consumidor
Cursos

Palestras e videoaulas também estarão disponíveis neste período em nossa página de cursos. São 10 conteúdos em vídeo pra você consumir informação e exigir seus direitos.

Mês do Consumidor

ELES CONSEGUIRAM!

Em um país com tanta burocracia, com um sistema de justiça tão lento e cada vez mais casos de violações dos direitos dos consumidores, muita gente nem considera lutar pelas suas causas.

Mas apesar de todos os problemas é possível recorrer e ser bem sucedido em suas reclamações por justiça e, em muitos casos, isso pode ser feito com facilidade. Confira alguns casos reais de nossos associados que conseguiram esse sucesso:

TAXAS DE SERVIÇO FINANCEIRO

Marcelo Coutinho negociou uma dívida de R$ 45 mil com o banco e limpou seu nome, após ser assediado por credores e ter um valor debitado indevidamente de sua conta.

Documentos pré formatados para:

Renegociação de dívidas →

Venda casada →

Crédito consignado →

Cobrança indevida →

REAJUSTES DE PLANOS DE SAÚDE

Jorgina Monteiro questionou o reajuste exorbitante imposto pela operadora e conseguiu barrar o aumento de 150% das mensalidades e o estorno dos valores pagos indevidamente.

Documentos pré formatados para:

Reajuste por idade →

Negativa de cobertura →

Inclusão de dependentes →

Acessar medicamentos no SUS →

ELETRÔNICOS COM DEFEITOS PERSISTENTES

Após o término da garantia, Jair de Araújo recebeu de volta R$ 4.500 pagos em sua TV, que apresentou o mesmo problema duas vezes, enquadrando-se na categoria de defeito oculto.

Documentos pré formatados para:

Vício de produto eletrônico →

Garantia de produtos →

Prazo de entrega →

Direito de arrependimento →


#

POR QUE UM DIA PARA COMEMORAR OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES?

A data foi instituída após um discurso do presidente estadunidense John Kennedy, em 1962, que elencou quatro direitos do consumidor: ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha. A ocasião gerou debates sobre o assunto em vários países mas, ainda assim, é pouco conhecida pelos consumidores.

No Brasil, a comemoração celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que neste ano completa 30 anos, impulsionado pelo luta do movimento consumerista nos anos 80, processo integrado por nossas fundadoras. Para nós, garantir a efetivação desses direitos é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a construção de relações de consumo mais justas para todos. Por isso fazemos o que fazemos, é nossa missão.

Faça essa história valer a pena! Consumindo informação, fica mais fácil exigir seus direitos. Aproveite!