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Em 2008, o Idec recebeu, entre atendimentos coletivos, individuais (e-mail, telefone, fax e orientação pessoal) e consultas sobre processos judiciais, 19.379 demandas de consumidores. Como ocorre há tempos, planos de saúde, telecomunicações e setor financeiro foram os temas mais reclamados. Juntos, os três setores somam praticamente 60% dos atendimentos.
O setor de planos de saúde lidera o ranking do Idec há 9 anos. Os principais problemas apresentados são semelhantes aos dos anos anteriores: reajustes abusivos e negação de cobertura para exames, cirurgias e materiais, tais como próteses.
Já o setor de telecomunicações ganhou destaque no ano passado especialmente por causa de confusões em torno do ponto extra, ainda não resolvidas pela Anatel. Além disso, na telefonia, destacaram-se as cobranças indevidas e o detalhamento de minutos, no caso da fixa; e a dificuldade para cancelamento e a cobrança de multa diante de rescisão, no caso da móvel.
Com relação às finanças, os principais motivos que levaram as pessoas a contatarem o Idec foram as novas regras sobre tarifas bancárias, a cobrança de altos juros e os encargos nas faturas de cartões de crédito e financiamentos.
Vale notar que os três setores acima concentraram 15% a mais das reclamações em 2008 que no ano anterior. O aumento de reclamações dos associados do Idec nesses setores pode ser um reflexo da regulação débil nas relações de consumo a eles ligadas.
5.692 foram os problemas de consumo atendidos pelo Idec
13.687 foram os atendimentos referentes às ações judiciais, inclusive relativos a planos econômicos (Verão, Bresser e Collor)
19.379 foi o total de atendimentos no ano
Demanda nos últimos anos (em %)
Tema | 2006 | 2007 | 2008 |
Planos de saúde |
23,2 |
17,1 |
21,8 |
Telecomunicações |
10,4 |
13,8 |
20,5 |
Setor Financeiro |
15,7 |
14,0 |
17,5 |
Produtos |
14,6 |
12,2 |
14,8 |
Outros |
36,1 |
42,9 |
25,4 |