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Toyota fará recall de tapetes do Corolla no Brasil

<p> <em>De acordo com a montadora, o mau posicionamento ou a falta de fixa&ccedil;&atilde;o do tapete no assoalho pode causar a acelera&ccedil;&atilde;o involunt&aacute;ria do ve&iacute;culo, problema que vinha sendo relatado por consumidores aos &oacute;rg&atilde;os de defesa do consumidor em todo o pa&iacute;s</em></p>

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Atualizado: 

02/08/2011

Após reunir-se na última sexta-feira (23/4) com representantes do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC), de qual o Idec é parte junto com outros órgãos de defesa do consumidor, a Toyota assumiu o compromisso de realizar recall dos tapetes do Corolla.

De acordo com a montadora, o mau posicionamento ou a falta de fixação do tapete no assoalho pode causar a aceleração involuntária do veículo, problema que vinha sendo relatado por consumidores aos órgãos de defesa do consumidor em todo o país. Assim, a Toyota chamará os proprietários dos modelos Corolla fabricados a partir de abril de 2008 para orientar sobre o uso correto do artigo e trocar os tapetes não originais, os quais deixarão de ser comercializados.

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.

Diante do perigo, antes da decisão do recall, o Procon de Minas Gerais suspendeu a venda do carro no estado.

Investigação
O GEPAC vinha investigando o caso desde a notícia de recall de vários veículos Toyota nos Estados Unidos, Europa, China e Canadá, em janeiro deste ano, devido a problemas no pedal do acelerador. Mas, segundo a montadora, os carros afetados não são comercializados no Brasil, bem como os projetos e as peças dos veículos daqui são diferentes dos utilizados nos modelos daqueles países.

A realização do recall dos tapetes do Corolla no Brasil não prejudicará a continuidade da averiguação em curso no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e no Procon-SP.

Até que a campanha de chamamento tenha início, o Idec recomenda que os proprietários do veículo procurem a Toyota (concessionárias da rede ou pelo SAC) e solicite informações de como proceder.

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