Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Relator da ONU para o direito à alimentação deixa o cargo

Olivier De Schutter elogiou o novo Guia Alimentar brasileiro, estruturado a partir de consulta pública e que contou com contribuições do Idec 

Compartilhar

separador

Atualizado: 

05/06/2014
Após seis anos de mandato, o relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para direito à alimentação, Olivier De Schutter despediu-se do cargo nesta semana. Entretanto, o relator celebrou os avanços e as grandes mudanças estabelecidas no debate internacional sobre alimentação.
 
Um dos pontos citados por De Schutter como sendo parte destes avanços foi o novo guia alimentar brasileiro, estruturado a partir de consulta pública e que contou com contribuições do Idec. Olivier aponta o guia como exemplo claro de que a sociedade tem um novo olhar, não só para aquilo que ingerimos, mas também para como e quando comemos, considerando que alimento também é cultura, prazer e sociabilidade.
 
De Schutter destacou também a consciência a que se chegou sobre a ligação existente entre políticas de agricultura, alimentos e saúde, bem como sobre a necessidade de, mais do que apoiar países via comércio e auxílio humanitário, dar-lhes condições de se alimentarem a si mesmos. Além disso, o ex-relator comemorou fato de, atualmente, questões ligadas à nutrição e à adequação de dietas estarem no centro da agenda internacional – e, paralelamente, o debate sobre agroecologia e redução de resíduos terem entrado finalmente nas grandes discussões.
 
Apesar de reconhecer que ainda há muito a ser feito, De Schutter celebra as organizações de pequenos agricultores, mais visíveis do que nunca, e lembra que conselhos de política alimentar e iniciativas locais estão surgindo e se desenvolvendo, criando condições para uma transição em direção a sistemas alimentares mais sustentáveis.
 
Saiba mais

Talvez também te interesse: