separador
Atualizado:
A partir de hoje (24/5) os proprietários dos novos modelos do Ford Ka, fabricados entre 2008 e janeiro de 2010, devem entrar em contato com uma concessionária autorizada para inspeção e nova fixação dos chicotes com isoladores na carroceria.
De acordo com a Ford, foi constatada uma interferência da fiação elétrica do veículo com pontos da carroceria localizados no compartimento do motor e painel de instrumentos. O problema pode acarretar queima constante de fusíveis, inoperância de itens de segurança, como faróis, setas e limpadores de para-brisa. Além disso, em casos extremos, há riscos de curto-circuito e princípio de incêndio no compartimento do motor.
O recall envolve os carros de todos os chassis dos modelos 2008 e 2009, e no caso dos 2010, os de números de série até AB203702, somando 166.460 unidades. Para mais informações, os consumidores podem ligar para o telefone 0800-703-3673 ou acessar o site da montadora.
Direitos
Diante de um produto inseguro no mercado, é dever do fornecedor (o fabricante ou, no caso de produtos importados, o importador) a chamar a atenção da população sobre a periculosidade do produto. O consumidor deve ser informado também sobre os procedimentos a serem adotados para sanar o defeito, evitando, assim, acidentes de consumo.
Todos os proprietários, tanto os que adquiriram direto da concessionária quanto os que compraram de um terceiro, tem o direito ao reparo do veículo sem custo. Se houver dificuldades para efetuar o conserto, é aconselhável procurar imediatamente um órgão de defesa do consumidor.
Caso o defeito apontado no recall tenha ocasionado acidente, o consumidor pode solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.