separador
Atualizado:
Com o objetivo de dar maior visibilidade à necessidade de estabelecer diretrizes sobre o desenvolvimento econômico e social numa perspectiva sustentável, foi lançada na segunda-feira (5/9) a petição/abaixo assinado "Virando o Jogo na Rio+20". A iniciativa está relacionada à Rio+20, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o desenvolvimento sustentável que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.
O lançamento global da petição aconteceu na 64ª Conferência da ONU para Organizações Não Governamentais, evento de caráter preparatório para a Rio+20 que reuniu cerca de 1.300 representantes de ONGs de todo o mundo em Bonn, na Alemanha. No Brasil, a iniciativa é organizada pelo grupo de jovens "Geração Rio+20".
O Idec apoia a iniciativa, juntamente com demais entidades engajadas no desenvolvimento sustentável, a exemplo do Vitae Civilis, Instituto Akatu, SOS Mata Atlântica e Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais), entre outras. Além disso, o Instituto já havia vinculado seu apoio a outros eventos que buscam estruturar um plano de ação no debate sobre os assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável, como o Seminário Internacional das Redes e Movimentos para a Rio+20.
O Idec também atuou no Fórum Social Mundial 2011, dialogando no ciclo de debates promovidos pelo GRAP (Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial). O tema geral do encontro foi "A busca de paradigmas de civilização alternativos e agenda de transformação social". O FSM deste ano ocorreu em Dacar, Senegal. Em junho de 2011, o Idec foi uma das 50 organizações do Brasil que se reuniram em Brasília para a realização do XX Encontro Nacional do FBOMS, em que a nova coordenação nacional e o comitê de força tarefa para a Rio+20 foram eleitos.
A petição/abaixo assinado será encaminhada à ONU nas principais reuniões preparatórias para a Rio+20 e poderá ser utilizada por todos os apoiadores para exigir de seus governos uma postura e preparação adequadas com relação à conferência. Para assinar a petição e manifestar seu apoio, visite a página oficial da campanha.