Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Novos incidentes no aeroporto de Congonhas colocam segurança aérea em xeque

<p> <em>Idec est&aacute; acompanhando o caso e observando a seguran&ccedil;a dos passageiros</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

27/07/2011

O choque de uma aeronave da TAM com um prédio da mesma companhia ao lado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, provocou mais um grave acidente aéreo. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o incidente pode ter sido causado pela ausência de ranhuras na pista principal do aeroporto, recém reformada.

Ontem, outro avião derrapou após pousar na mesma pista, o que causou a suspensão das operações em Congonhas. A Infraero reiterou que a reforma eliminou o risco de empoçamento e por conseqüência as chances de acidentes.

O Idec lamenta o ocorrido e solidariza-se com os afetados pelos incidentes.

Independentemente do motivo que gerou os dois episódios, a falta de segurança e informações sobre as reais condições do tráfego aéreo continua vitimando os passageiros, conforme alertado pelo Idec em 15 de junho.

Na ocasião, o Instituto enviou cartas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e ao Ministério da Defesa solicitando informações claras, verídicas e inequívocas acerca do assunto, exigindo que as entidades garantissem a segurança de voar no país. Somente Infraero e Anac responderam, mantendo o tradicional "jogo de empurra" e se isentando de responsabilidade (veja respostas).

Espera-se que sejam apuradas as reais causas de mais esse acidente e seus responsáveis. O Instituto acompanhará o desenrolar das investigações e estudará as medidas a serem tomadas em defesa dos cidadãos brasileiros.

Talvez também te interesse: