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Com o objetivo de mostrar os impactos dos atuais hábitos de consumo no meio ambiente e oferecer alternativas para a prática do consumo sustentável, o MMA (Ministério do Meio Ambiente) lança em outubro o Mês do Consumo Sustentável, englobando ações que levam em conta a importância da preservação dos recursos e da incorporação de práticas sustentáveis no dia a dia.
A data para celebrar o dia do Consumidor Consciente, 15 de outubro, foi criada pelo próprio MMA em 2009, na esteira do "Consumer's Action Day", comemorado no mesmo dia pela CI (Consumers International) - federação que engloba as principais entidades de defesa do consumidor em todo o mundo, da qual o Idec é membro. Em 2009 e 2010 foi abordada a temática das sacolas plásticas.
O Idec também conta com ações que buscam divulgar como os atuais padrões de produção e consumo impactam no meio ambiente e nas grandes cidades. A campanha Clima e Consumo, em parceria com o Vitae Civilis, mostrou como o consumidor pode passar a adotar práticas sustentáveis em sua rotina, por meio de atividades como as oficinas de faxina ecológica, e da experiência "Vaga Viva", onde o espaço destinado ao estacionamento de um veículo foi utilizado como um espaço de convivência, estimulando as pessoas a refletirem sobre o impacto do uso do automóvel, principalmente nas grandes cidades.
Ações
Já em 2011, com a previsão de lançamento do PPCS (Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis), que procura enfatizar o papel do consumidor na demanda por produtos e serviços comprometidos com a preservação do meio ambiente, o dia foi estendido para todo o mês de outubro. Diversas atividades foram programadas em parceria com empresas varejitas, para destacar a importância do consumo sustentável.
Entre elas, se destaca uma ação de coleta de lixo eletrônico em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, onde os postos receberão TVs, monitores, computadores, aparelhos de som, telefones, cabos, CDs, DVDs, entre outros objetos antigos. Também acontecerá um piquenique mobilizado pelo Instituto Akatu, além do lançamento da campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco!", que abordará o uso de embalagens reutilizáveis para o transporte de compras e do lixo seco. A iniciativa é decorrente da campanha "Saco é um saco", que em 2009 foi implementada pelo MMA no Dia do Consumo Consciente.
Plano nacional
O Brasil aderiu, em 2003, ao Processo de Marrakech - programa do PNuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), que visa a incentivar os países participantes a elaborarem planos nacionais na busca de mudanças de comportamentos nas instâncias de produção e consumo.
A partir daí, o País se comprometeu a promover o consumo sustentável como uma das diretrizes do MMA, mediante a definição de programas e ações a serem implementadas por intermédio da Saic (Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental).