Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Mesa redonda debate alimentação, obesidade e regulação da publicidade de alimentos

<p> <i>Evento acontece num contexto de aumento de mudan&ccedil;a no padr&atilde;o alimentar dos brasileiros e aumento dos &iacute;ndices de sobrepeso</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

26/07/2011

Acontece amanhã (17/12) a mesa redonda Consumo alimentar, obesidade e regulação da publicidade de alimentos, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, das 9 às 12h. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Confira a programação e inscreva-se.

O evento será transmitido ao vivo pelo site http://www.iptv.usp.br/portal/home.jsp.

O debate, promovido pelo Idec, Instituto Alana e Faculdade de Saúde Pública, acontece num momento em que se evidencia o aumento dos índices de sobrepeso e obesidade no país, especialmente entre crianças e jovens, como mostrou o estudo inédito Saúde Brasil 2009, do Ministério da Saúde.

Além disso, dados da pesquisa "Aquisição alimentar domiciliar per capita", divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam a crescente substituição de alimentos tradicionais da dieta brasileira, como a mistura arroz e feijão, por bebidas e alimentos ultraprocessados, densamente calóricos e com baixa concentração de nutrientes.

Nesse contexto, o objetivo da mesa redonda é discutir a necessidade de informar a população acerca dos malefícios para a saúde do consumo excessivo de determinados alimentos, em especial quando a aquisição desses produtos são incentivados pela publicidade.

Regulação já
Durante o evento será lançada oficialmente a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, que reúne dezenas organizações, como o Idec, o Instituto Alana, o Conselho Federal de Nutrição, entre outros.

A Frente defende a prerrogativa do governo em regular a publicidade de alimentos com alto teor de açúcar, gorduras e sódio e de bebidas com baixo teor nutricional e, nesse sentido, apoia a manutenção da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obriga que a propaganda de alimentos não saudáveis alerte os consumidores sobre os riscos de seu consumo excessivo. A norma, no entanto, está suspensa desde setembro por liminar dada a pedido de representante da indústria alimentícia.

Serviço
Mesa redonda "Consumo alimentar, obesidade e regulação da publicidade de alimentos"
Quando: 17 de dezembro de 2010
Horário: 9h00 às 12h00
Onde: Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Doutor Arnaldo, 715, Metro Clínicas, São Paulo, SP)
Realização: Idec e Instituto Alana
Apoio: Faculdade de Saúde Pública/NUPENS