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Mattel faz mais um recall; Idec critica controle de qualidade da empresa

<p> <em>J&aacute; come&ccedil;ou a ser veiculado tamb&eacute;m um an&uacute;ncio em rede nacional de televis&atilde;o, inclusive em hor&aacute;rio nobre, alertando os consumidores sobre o recall</em></p>

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Atualizado: 

10/08/2011

A fabricante de brinquedos americana Mattel anunciou na quinta-feira, dia 7/8, o recall de 41 mil conjuntos de panelas e potes da linha Aprender e Brincar da marca Fisher-Price vendidos em todo o mundo entre outubro de 2007 e agosto de 2008.

De acordo com o gerente jurídico do Idec, Marcos Diegues, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça já conta mais de 30 recalls da Mattel no Brasil. O total mundial é de 50. "Esses números são extremamente altos e comprovam que a empresa deve aumentar o rigor na fiscalização da qualidade de seus produtos. Só assim eles estarão realmente respeitando o consumidor", afirma Diegues.

Marcos destaca ainda que as empresas não devem enxergar o recall como uma propaganda negativa. "O Código de Defesa do Consumidor é claro quanto às funções do recall e as empresas não devem evita-los, mas em alguns casos fica evidente que o controle de qualidade tem que ser maior para que o recall não seja banalizado".

Reembolso
A Mattel informou em comunicado à imprensa que notificará o DPDC, os Procons e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) sobre o recall. A empresa colocou à disposição dos compradores do brinquedo no período o telefone 0800 77 01207. A ligação é gratuita e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O consumidor ainda pode procurar informações sobre detalhes do recall, identificação do produto e procedimentos para eventual troca ou reembolso no site www.recallmattel.com.br.