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ISO 26000: Idec colabora para a elaboração da norma e pede participação da sociedade civil

<p> <em>O Idec faz parte da delega&ccedil;&atilde;o brasileira que vem construindo a ISO 26000, nome da nova norma cuja finaliza&ccedil;&atilde;o est&aacute; prevista para setembro de 2010</em></p>

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Atualizado: 

09/08/2011

Está em andamento a elaboração de um guia de responsabilidade social pela Organização Internacional de Normatização - ISO (sigla em inglês deInternational Organization for Standardization). A entidade está construindo de forma colaborativa1 um conjunto de diretrizes para que organizações (empresas, governos, organizações não-governamentais, associações, entidades de classe) assumam o compromisso e exerçam a responsabilidade social não só na teoria, mas principalmente na prática.

O Idec faz parte da delegação brasileira que vem construindo a ISO 26000, nome da nova norma cuja finalização está prevista para setembro de 2010. O Idec apóia a iniciativa da ISO de elaborar diretrizes em responsabilidade social porque elas podem contribuir para uma visão mais transparente em comparação aos diferentes códigos de conduta adotados pelas empresas. Vale considerar também que o fato de serem instituídas por uma organização internacionalmente reconhecida, tende a estimular a expansão do número de empresas dispostas a assumir seriamente sua responsabilidade social. 

Estágio atual

Os trabalhos encontram-se em fase avançada de desenvolvimento, chamada de CD (sigla de Committee Draft) que consiste num documento que busca ilustrar o consenso entre os representantes dos diversos stakeholders2 de cada país envolvido. O documento atual (veja versão em inglês e tradução não oficial) já está muito próximo ao que será a versão final da norma. Seu resultado é fruto de um diálogo extenso que contou com a participação de mais de 450 pessoas, representantes de quase 80 países, além de cerca de 35 entidades internacionais. 

Neste momento, cada país está realizando uma série de reuniões preparatórias com os diversos stakeholders para analisar o documento votando pela sua aprovação ou não. Cada país dará seu voto até o dia 12 de março de 2009. Em maio de 2009 haverá, no Canadá, uma reunião para dialogar sobre a versão atual do documento e avaliar os comentários e aperfeiçoamentos sugeridos por cada país.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), organização que representa o Brasil na ISO, tem o desafio de reproduzir no nível nacional a mesma estrutura do grupo de trabalho internacional, dando espaço e garantindo a participação de representantes de ONGs, trabalhadores, consumidores e membros da academia, além dos representantes de governos e empresas, para que a delegação brasileira leve para as reuniões internacionais os resultados das discussões realizadas no Brasil. 

Evento importante em São Paulo - Participe!

Assim, a ABNT está promovendo um importante seminário em São Paulo, nos dias 2 e 3 de março, gratuito e aberto a qualquer interessado que possa colaborar na construção da norma. 

Por isso, a presença de representantes dos grupos de consumidor e ONGs é muito importante. Faça já sua inscrição através do e-mailcomunicacao2@abnt.org.br e colabore para que a norma tenha caráter realmente transformador e representativo das expectativas de todos os segmentos destakeholders.

As inscrições serão atendidas por ordem de chegada, conforme o número de vagas disponíveis para cada categoria de stakeholder. Para garantir a sua, faça sua inscrição o quanto antes. 

Para se inscrever, basta escrever para comunicacao2@abnt.org.br informando seu interesse. 

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1 O processo de construção da norma é chamado de multistakeholder, o que prevê o envolvimento de diversas partes interessadas com a responsabilidade social - governo, empresas, consumidores, trabalhadores, organizações não-governamentais e também pesquisadores. Na prática, é um grande desafio assegurar participação equânime dos diversos grupos. Ver mais em: Revista n° 87 - Abril de 2005.

2 Aqui entendido como partes interessadas, isto é, públicos que afetam e são afetados pelas atividades de uma organização.

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