separador
Atualizado:
O Idec enviou suas contribuições à consulta pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a formulação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).
Entre as principais reivindicações do Idec está a de que o PPCS se baseie na noção de desenvolvimento socioambiental. "O ideal é que o foco do Plano não se limite às questões ambientais, mas leve em conta também os impactos sociais", ressalta Adriana Charoux, pesquisadora do Instituto.
Outra sugestão é a inserção de um glossário para termos importantes, como "consumo sustentável", "consumo responsável", "economia solidária" e "consumidor", por exemplo. "A medida é importante para padronizar os conceitos e, assim, facilitar a organização e o conhecimento do leitor", justifica Adriana.
Também foi solicitada a inclusão de políticas relacionadas a comércio justo, economia solidária e agroecologia. "No texto atual quase não há menções ao aspecto de segurança alimentar e nutricional", critica a pesquisadora.
O Idec propõe ainda que seja reforçada no plano a importância das ações de educação para o consumo sustentável, explicitando a contribuição dessa disciplina para o combate à cultura do consumismo.
O Plano
O PPCS tem por objetivo orientar políticas públicas que visem reduzir os impactos socioambientais nos diferentes setores, estabelecendo responsabilidades ao governo, empresas e consumidores.
O Idec participou do comitê de elaboração do Plano e considera a iniciativa importantíssima para induzir, de forma concreta, a mudança dos padrões de produção e consumo.
O prazo para contribuir na consulta pública sobre o plano foi prorrogado até 30 de novembro (a princípio, encerrava em 11/11). Para saber mais sobre o plano e como enviar suas sugestões para aprimorá-lo, visite a página do MMA.