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Há mais de sete meses os consumidores brasileiros amargam cancelamentos e atrasos excessivos em vôos, passando por toda sorte de situações desagradáveis.
Como se não bastassem os danos financeiros e morais sofridos, os passageiros se vêem em meio à troca de acusações e divergências de opiniões entre diversos setores do governo e sociedade civil, como o Comando da Aeronáutica, Presidentes de Companhias Aéreas, líderes sindicais de controladores de tráfego aéreo, parlamentares etc, que só os colocam em dúvida sobre a segurança do transporte aéreo no país.
Por compartilhar dessa preocupação, o Idec enviou cartas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e ao Ministério da Defesa solicitando informações claras, verídicas e inequívocas acerca do assunto (leia íntegra das correspondências).
Além disso, o Instituto acredita que chegou o momento de se exigir a solução definitiva dos problemas dos consumidores e convida os internautas a participarem da campanha "Apagão aéreo: exija respeito e o fim da crise!", por meio da qual podem enviar e-mails às autoridades competentes pedindo providências.
Além do envio da carta, o Idec disponibiliza diversas informações para que o consumidor saiba como se prevenir, como proceder nos casos de atrasos e cancelamentos e um modelo de ação para ressarcimento.