Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec questiona sustentabilidade de São Paulo em encontro internacional de cidades

<i>C40 re&uacute;ne l&iacute;deres das maiores cidades do mundo para troca de experi&ecirc;ncias de combate &agrave;s mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas. Idec envia carta a Kassab questionando pol&iacute;ticas de gest&atilde;o de res&iacute;duos s&oacute;lidos e mobilidade</i>

separador

Atualizado: 

12/08/2011

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar, de 31 de maio a 3 de junho, a C40 (Large Cities Climate Leadership Group). O encontro reúne os prefeitos e representantes das 40 maiores cidades do planeta para troca de experiências que possam contribuir com o combate e adaptação às mudanças climáticas.

Entre os temas abordados estarão o aumento da eficiência energética em edifícios, arborização urbana e florestas, gestão integrada de resíduos, cidades compactas, táxis ecológicos, nível de congestionamento das cidades, drenagem e adaptação urbana, captura de gás de aterros para gerar energia, indústrias e investimentos verdes.

Para a ocasião, o Idec enviou uma carta ao prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, enfatizando a necessidade de existir uma cooperação entre os consumidores, as empresas e o governo para que possam ocorrer transformações nos padrões de produção e consumo. "O governo precisa trabalhar melhor as políticas públicas auxiliando a criação desses novos padrões e diminuindo dessa forma os impactos negativos causados na sociedade e no meio ambiente", argumenta o Instituto no documento.

Na carta o Idec questiona como está a situação da coleta do material reciclável no município, se existe algum plano para que a coleta seja estendida e qual a proposta da prefeitura para a gestão dos resíduos sólidos tendo em vista inclusive as novas exigências colocadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na questão da mobilidade na cidade, o Instituto questiona se São Paulo possui algum projeto municipal de transportes sustentáveis além de contestar quais medidas concretas estão sendo tomadas no sentido de criar a infraestrutura adequada para ampliar a segurança e o respeito aos pedestres e ciclista, melhoria do transporte público e desestímulo ao uso individual de automóveis.

Participantes
Entre os representantes brasileiros estarão presentes, além da capital paulista, Rio de Janeiro e Curitiba. As cidades de Nova York, Filadélfia, Nova Orleans, Portland, São Francisco e Seattle representarão os Estados Unidos. Já a Europa será representada por Amsterdã e Roterdão (Holanda), Atenas (Grécia) , Barcelona e Madri (Espanha), Basileia (Suíça), Berlim e Heidelberg (Alemanha), Copenhague (Dinamarca), Londres (Inglaterra), Moscou e Varsóvia (Rússia).

Também estarão presentes representantes de Hangwon e Seul (Coreia do Sul), Hong Kong (China), Jacarta (Indonésia), Ho Chi Minh (Vietnã) e Sidney (Austrália). Além dos representantes das cidades latino-americanas de Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Santiago (Chile).

O grupo
A C40 foi criada em 2005 com o objetivo de proporcionar a cooperação internacional entre as grandes cidades para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e promover melhores práticas entre as instituições públicas e privadas para combater o aquecimento global. Desde então a conferência acontece a cada dois anos.

O Comitê Gestor da C40 é formado pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Berlim, Johannesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio.