Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec pede rejeição de PL que fere direitos básicos do CDC

<p> <em>Para o Idec, a poss&iacute;vel inclus&atilde;o de um &sect; 6&ordm; ao artigo 43 do C&oacute;digo de Defesa do Consumidor (CDC) apenas demonstra a clara inten&ccedil;&atilde;o de afastar os princ&iacute;pios e direitos b&aacute;sicos constantes da pr&oacute;pria lei</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/08/2011

Amanhã, 19/09, será realizada audiência pública, proposta pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, em que se discutirá o Projeto de Lei 405/07. O PL prevê a não obrigatoriedade de comunicação prévia ao consumidor sobre a inclusão de seu nome em cadastros positivos (saiba mais em Cadastro positivo, mas nem tanto).

Diante disso, o Instituto e o Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) enviaram contribuições alertando para o fato de que negar ao consumidor o direito de ser comunicado sobre as informações que serão direcionadas ao cadastro positivo fere o direito à informação clara, além de afastar o princípio da transparência que deve nortear as relações do consumo, ambos constantes do CDC.

Vale lembrar que também desconsidera o artigo 5º da Constituição Federal, pois viola a intimidade e a privacidade do indivíduo, divulgando dados pessoais que só dizem respeito às partes envolvidas na relação e não a terceiros, sem o consentimento do consumidor.

O Idec e o FNECDC lamentam a insistência de determinados setores da sociedade em resistir às disposições do CDC, gerando apenas contradição ao texto legal, prejuízos consideráveis a inúmeros consumidores brasileiros e retrocesso à luta pela concretização de garantias constitucionais.

As organizações conclamam Deputados e Deputadas membros da Comissão para que, em defesa do consumidor e de seus direitos à intimidade e à informação, rejeitem o Projeto de Lei 405/07. O cadastro positivo é uma prática que já existe há muito tempo, e a única garantia do consumidor de preservação de seu nome e de que este não se tornará mercadoria nas mãos dos fornecedores é o aviso por escrito.

Talvez também te interesse: