Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa do Fórum Social Mundial 2009, em Belém

<p> <em>O objetivo principal da atividade &eacute; sensibilizar e dialogar com participantes sobre os desafios para alterar padr&otilde;es de consumo e produ&ccedil;&atilde;o, na busca da sustentabilidade e enfrentamento dos desafios do aquecimento global</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/08/2011

O Idec e o Vitae Civilis (Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz) promovem, nesta quinta-feira, a mesa redonda "Mude o consumo para Não Mudar o Clima". O debate, realizado em parceria com Greenpeace, Repórter Brasil, Amigos da Terra Amazônia Brasileira e Oxfam, faz parte as atividades do Fórum Social Mundial 2009, que ocorre em Belém do Pará.

 O Idec também acompanha outras atividades relacionadas às mudanças climáticas e as cadeias produtivas, que tragam informações relevantes aos consumidores.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento de esfera mundial, apartidário e não-governamental, organizado por entidades e movimentos da sociedade civil. O evento promove a reflexão, o diálogo e o intercâmbio de idéias e práticas de organizações mobilizadas para construir um novo modelo de desenvolvimento, mais "solidário, democrático e justo". conforme explicação no site oficial do movimento. Em sua nona edição, o FSM ocorre em Belém do Pará, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009.

O Idec vem trabalhando de forma sistemática com a temática de consumo sustentável desde 2002. Dentre as ações relacionadas ao assunto, destaca-se a campanha "Mude o consumo para não mudar o clima", realizada em parceria com a organização não-governamental Vitae Civilis. A campanha tem como metas conscientizar o consumidor em relação aos impactos dos seus hábitos de consumo, oferecer alternativas para reduzir as conseqüências destas ações e exigir de companhias e autoridades políticas públicas e ações que promovam a produção e o consumo sustentáveis. Através do site www.climaeconsumo.org.br, as pessoas podem, além de obter informações sobre as questões em debate, calcular suas emissões de CO2 e participar de abaixo-assinados para exigir de governos e empresas as atitudes necessárias.

Além dessas ações, o Idec realizou recentemente duas pesquisas sobre a cadeia de carne bovina, tida como uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. Em maio de 2008, o Instituto questionou as três maiores redes varejistas do país (Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart) sobre a origem da carne que comercializavam e as medidas que vinham adotando para levar mais informação da origem de seus produtos para o consumidor final. Em setembro e dezembro de 2008, o Idec repetiu o teor do questionamento junto aos frigoríficos. Os resultados dessa pesquisa serão publicados na próxima edição da Revista do Idec.

O Idec participa também do Fórum Global sobre Turismo Sustentável, organizado pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS). "Consumo, turismo e mudanças climáticas: direitos e obrigações dos consumidores" é o tema abordado na mesa "Turismo e mudanças climáticas", que contará com a participação de diversas organizações nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

Mude o consumo para não mudar o clima
Evento no Fórum Social Mundial, Belém, PA

Data e horário: 29 de janeiro, das 15:30 até 18:30
Local: Universidade Federal do Pará, UFPA, Pavilhão Bp, sala Bp 09, Belém PA

Promotores:
Vitae Civilis Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz e IDEC - Instuto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Parcerias:
Greenpeace Brasil (Amazônia)
Repórter Brasil
Amigos da Terra Amazônia Brasileira
Oxfam

Objetivo:
Sensibilizar e dialogar com participantes sobre desafios para altera padrões de consumo e produção na busca da sustentabilidade e enfrentamento dos desafios do aquecimento global e mudanças de clima

Eixo do FSM
Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza, pela preservação de nosso planeta e seus recursos, especialmente da água, das florestas e fontes renováveis de energia.

Atividades:
Painel (seminário) para apresentação das campanhas e iniciativas associadas ao consumo consciente e responsável, notadamente sobre desafios relativos à prevenção e controle de desmatamento e mudanças de clima, trabalho escravo, expansão agropecuária.

Apresentações de:
Rubens Harry Born - Vitae Civilis
Adriana Charoux - IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Leonardo Sakamoto - Repórter Brasil
Mario Menezes - Amigos da Terra Amazônia Brasileira
André Muggiati - Greenpeace Brasil

Esse evento faz parte da campanha "Mude o consumo para não mudar o clima".
Mais informações em:
www.climaeconsumo.org.br
www.vitaecivilis.org.br

Avalie sua "pegada ecológica" e emissões de carbono e saiba como diminuir sua contribuição ao aquecimento global em www.climaeconsumo.org.br 

Talvez também te interesse: