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Para integrar a programação do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 setembro, o Movimento Nossa São Paulo organizará, na segunda-feira (21), no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o seminário "O Impacto da Poluição na Saúde Pública". Serão abordados temas como a poluição do ar em São Paulo e suas causas, os impactos negativos para a saúde das pessoas, os envolvidos no problema e as soluções.
Os assuntos serão debatidos por especialistas de diversos setores. Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec, participará da mesa redonda, às 10h30, sobre as responsabilidades e soluções - buscando pontos de convergência para solução dos problemas. "Precisamos urgentemente discutir as responsabilidades do poder público, das empresas e dos consumidores em relação às mudanças nos padrões de produção e de consumo, para reduzir o impacto da poluição decorrente do transporte na saúde pública e no meio ambiente", afirma Lisa.
As organizações responsáveis pela programação do Dia Mundial Sem Carro irão divulgar um manifesto com propostas para melhorar a qualidade do ar na cidade e a mobilidade da população. Além dessa ação, o Idec e outras entidades iniciaram uma série de atividades para pressionar o governo brasileiro a adotar uma postura mais firme durante encontro, que acontece na Dinamarca, propondo ações e metas ambiciosas para o enfrentamento climático.
Em agosto, começou a mobilização para a GCCA (Campanha Global de Ações pelo Clima) - chamada "Campanha Tic Tac". Com uma série de ações programadas em diversas capitais brasileiras e em outros países, a iniciativa visa à sensibilização dos governos que participarão da CoP 15 (15ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que acontece em dezembro, em Copenhague.
A ideia da "Campanha Tic Tac" é conseguir que o Brasil assuma compromissos concretos na conferência deste ano, ampliando sua posição de liderança positiva e propondo ações e metas ambiciosas, alinhadas a conhecimentos científicos e interesses estratégicos de longo prazo.
O Instituto também vem discutindo questões relativas ao problema do aquecimento global por meio da campanha Clima e Consumo.