Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de conferência sobre embalagens e descarte de resíduos

Para o Idec, o consumidor pode contribuir mais quando conhecer os seus direitos e as alternativas para praticar o consumo sustentável

separador

Atualizado: 

04/07/2013
O Idec marcou presença na Conferência Livre de Meio Ambiente, na última sexta-feira (28/6), no debate sobre Embalagens e Prevenção de Resíduos. O pesquisador em consumo sustentável do Idec, João Paulo Amaral, ressaltou a falta de espaço para a sociedade civil opinar sobre as diversas decisões na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). “É preciso pensar que a responsabilidade pelo funcionamento da logística reversa é compartilhada entre os setores privados e os consumidores, mas não iguais. Devido à falta de informação fornecida para o descarte adequado de embalagens, o consumidor fica desamparado e sem alternativas para praticar um consumo sustentável”, informa Amaral.
 
O pesquisador opinou ainda sobre a problematização do descarte de lâmpadas fluorescentes, informando que nos próprios rótulos dos produtos não existe informação ao consumidor sobre como proceder, evidenciando o desafio de lidar com um resíduo tão perigoso, uma vez que o mesmo contém mercúrio, substância danosa à saúde e ao meio ambiente. “O consumidor está cada vez mais consciente, porém será apenas com informações e incentivos que de fato ele será inserido na cadeia da logística reversa”, opina ele.
 
A mesa contou ainda com a participação de diversos porta-vozes para discutir as diferentes ferramentas, dificuldades e desafios da PNRS. Estavam presentes, além do pesquisador do Idec, a representante do Instituto Oceanografico da IEE/USP (Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), Sônia Gianesella; a representante da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Suzana Ferraz; e a representante da Andrade, Lacaz e Potenza Advogados, Manuela Prado Leitão.
 
A mesa também cobriu assuntos como as bases físicas e biológicas da ciclagem de materiais; a rotulagem de produtos para o consumidor e meio ambiente; a Lei 13576/2009 de São Paulo, que impõe a obrigatoriedade de rótulos nas embalagens de eletroeletrônicos; o PL 2433/2011, que pretende incluir na PNRS a obrigatoriedade de informação nos rótulos ou embalagens de produtos.
 
Saiba mais: