Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança cartilha durante seminário para discutir saúde no país

Nesse sentido, o evento tem como objetivo contribuir com o debate sobre saúde no país, a partir do aprofundamento de aspectos relevantes e atuais da assistência à saúde pública e privada

Compartilhar

separador

Atualizado: 

26/07/2011

O Idec, com apoio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça, promoverá nos dias 10 e 11 de abril o Seminário "Direitos e desafios da assistência à saúde". Durante o evento será lançada a cartilha "Seu Plano de Saúde: Conheça as armadilhas e abusos", que pretende alertar os consumidores quanto ao desrespeito dos planos de saúde aos cidadãos.

A Constituição e leis brasileiras asseguram a todos os cidadãos o direito à saúde. Cerca de 80% da população recebem atenção apenas do sistema público de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que, embora atue de forma exemplar em alguns setores, em outros ainda apresenta deficiências, especialmente porque faltam recursos e ações das autoridades responsáveis para a efetiva implementação de todas as atividades que cabem ao SUS.

Por outro lado, nem mesmo os cidadãos que possuem planos de saúde, arcando com os altos preços das mensalidades, conseguem a garantia de assistência satisfatória, já que, objetivando o maior lucro, as empresas desse setor impõem limitações (muitas delas recusam-se a tratar diversas doenças e a cobrir os procedimentos mais custosos) e dificuldades até mesmo ilegais aos consumidores.

Confira a programação

O seminário se destina às associações que atuam na área de saúde, associações de consumidores, Procons, Secretarias de Saúde, Conselhos de Saúde, professores universitários, estudantes, jornalistas e demais interessados.

Serviço:
Evento: Seminário "Direitos e desafios da assistência à saúde"
Data: 10 e 11 de abril
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Instituto Polis
Endereço: Rua Araújo, 124, Centro, São Paulo - SP.