<div>
Na ocasião foram discutidas também a pesca artesanal e a agricultura familiar</div>
separador
16/06/2014
Atualizado:
16/06/2014
O Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) realizou no fim de maio a sua XIV Plenária, que teve como tema "O papel da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar na Segurança Alimentar e Nutricional" e contou com a participação do Idec. O Instituto foi representado foi pela pesquisadora Ana Paula Bortoletto. O evento marcou o início da nova gestão de dois anos do Conselho, com novos representantes, conforme publicação no Diário Oficial da União.
As compras institucionais foram valorizadas como importante estratégia para aumentar o consumo de pescado artesanal, como por exemplo, nas compras do Programa de Alimentação Escolar. Representantes de associações de pescadores artesanais fizeram relatos de experiência sobre o tema.
Também durante a plenária, foi aprovada uma recomendação do Consea ao Ministério da Saúde para que a nova edição do Guia Alimentar para a população brasileira seja pautada pela progressiva realização do Direito Humano à Alimentação Adequada em todas as suas dimensões e no fortalecimento da diversidade da cultura alimentar brasileira.
Após um ano de discussões e vários eventos sobre o tema, o Consea aprovou uma exposição de motivos, documento elaborado e amplamente discutido pelos conselheiros e que apresenta recomendações sobre Transgênicos, que será encaminhada para a Presidente da República.
Os próximos temas que serão tratados no CONSEA em 2014 são:
Agosto: Ano Internacional da Agricultura Familia, Camponesa e Indígena
Setembro: Nutrição e educação alimentar
Novembro: Abastecimento alimentar em grandes centros, cidades médias e metrópoles e agricultura urbana e periurbana
Saiba mais