Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec dá dicas de como economizar nas contas de água e luz

<p> <i>Mais do que diminuir o impacto da crise econ&ocirc;mica no bolso, o consumo consciente evita o desperd&iacute;cio e a escassez cada vez maior dos recursos naturais</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

30/01/2018

Medidas simples adotadas no dia a dia podem ser úteis na hora de diminuir custos e, consequentemente, o impacto da crise econômica no bolso. Mais do economizar nas contas de água, energia e telefone, adotar o consumo consciente colabora também para evitar o desperdício em uma época em que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos. Veja algumas dicas do Idec para economizar abaixo.

A falta de água em algumas regiões vem motivando o uso consciente desse recurso, através do reuso e aproveitamento da água da chuva. Há ainda sistemas de tratamento biológico e químico sendo adotados. Evitar o desperdício também é uma maneira de contribuir para que a ONU (Organização das Nações Unidas) atinja uma de suas Metas do Milênio: reduzir o número de pessoas sem água e sem saneamento à metade até 2015.

Em relação à energia elétrica, a crise de 2001 trouxe algumas mudanças de comportamento que provocaram diminuição significativa no consumo. É o caso da utilização de lâmpadas fluorescentes, que acabaram incorporadas. Os mecanismos de controle de qualidade, como o selo Procel também ganharam maior eficácia.

O mesmo ocorreu com a comida. Alternativas para distribuir alimentos que sobram estão sendo adotadas e, aos poucos, os consumidores vão percebendo que consumir cascas, folhas e talos não significa comer restos. Muito pelo contrário, eles podem ser grandes aliados da boa nutrição. As folhas de beterraba, por exemplo, são ricas em vitamina C, cálcio e fósforo. Já as de cenoura são fontes de flavonóides e ferro.

Como economizar nas contas de água e energia

Água

* Utilize aeradores (peneirinhas acopladas na saída de água) nas torneiras.

* Reduza o tempo no banho. Cinco minutos são suficientes! O consumidor pode economizar ainda mais se fechar o registro para se ensaboar.

* Reaproveitamento de água: a água do banho ou da máquina de lavar roupa também pode ser reaproveitada para lavar quintais.

* Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça.

* Adote descarga de caixa acoplada no vaso sanitário (todas fabricadas a partir de 2001 utilizam 6 litros de água). O vaso sanitário com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 15 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

* Conserte os vazamentos de água assim que eles forem notados.

* Só ligue a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar roupa quando ela estiver cheia.

* Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
No verão, a rega deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.

* Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.

* Lave o carro com balde e um pano ao invés de uma mangueira. Se possível, não lave o carro durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Energia

* É possível reduzir o consumo de energia desde o planejamento da construção de um imóvel, aproveitando ao máximo a iluminação natural. Abra janelas, cortinas e persianas durante o dia.
 
* Planeje a organização dos ambientes, como a disposição dos móveis, pois isso também ajuda.
 
* Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes campactas, pois a economia de eletricidade proporcionada por ela pode chegar a 80%. A quantidade de acionamentos da lâmpada fluorescente compromete seu tempo de vida. Prefira-as para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro espaço em que as lâmpadas permaneçam acesas por mais tempo.
 
* Adote dispositivos de detecção de presença para lâmpadas em áreas externas, por exemplo.
 
* Ao sair do ambiente, sempre apague as luzes.
 
* Use cores claras no teto e nas paredes internas. Elas refletem melhor a luz e deixam o ambiente mais claro.
 
* Mantenha luminárias, globos e arandelas sempre limpos.
 
* Diante da falta de opções de descarte, ao jogar uma lâmpada velha no lixo comum, enrole-a com papel ou coloque-a de volta na embalagem original, para evitar que se quebre. Se puder, organize um grupo de vizinhos para o descarte coletivo nas empresas especializadas, que costumam cobrar caro pelo serviço. Quanto maior a quantidade de lâmpadas, mais acessível é o descarte correto.
 
* Para consultar se a marca que você utiliza tem o selo do Inmetro, acesse a página do órgão (www.inmetro.gov.br); no menu lateral à direita, clique em "Tabelas de eficiência energética". Cheque as empresas importadoras nas tabelas 13 e 14. Denúncias de lâmpadas não certificadas podem ser feitas na Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800-285-1818.
 
* Avalie a possibilidade de adotar o aquecimento solar de água. A substituição dos chuveiros elétricos por aquecimento solar possibilitaria a diminuição de 30 a 50% da conta de energia do consumidor residencial.
 
* Evite equipamentos ligados quando não necessário. Desligue os equipamentos da tomada, ao invés de desligar apenas no comando, se você ficará períodos longos sem utiliza-los. Os aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia.
 
* Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta de consumo de energia e o selo do PROCEL e escolha aquele que consome menos energia.
 
* Não ligue a televisão só para servir de companhia, nem adormeça com ela ligada. Programe para que se desligue sozinha.
 
* Verifique as borrachas de vedação da geladeira e do forno - coloque uma folha de papel entre a borracha e a porta: se a folha ficar solta, a porta não está fechando de forma eficiente.
 
* Programe as definições do seu computador para ele se desligar automaticamente (hibernar) após um tempo sem ser utilizado. 

Talvez também te interesse: