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Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos pede remoção de comercial da Coca-Cola

Idec colabora com abaixo-assinado para impedir exibição de comercial enganoso que pode trazer riscos à saúde

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Atualizado: 

09/08/2013
A Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos é um grupo de entidades da sociedade civil, dentre as quais o Idec, que visam a proteger a saúde da população buscando normas mais fortes para regulamentar a publicidade de alimentos. É por isso que a Frente e todas as organizações que a apoiam pedem, em um abaixo-assinado, a remoção imediata da campanha publicitária "Energia Positiva" que está sendo veiculada pela Coca-Cola no Brasil em diversas plataformas, como televisão, outdoors, online, entre outros. 
 
Esta campanha foi proibida por órgãos do México e do Reino Unido por ser considerada enganosa e trazer riscos à saúde, transmitindo informações erradas aos consumidores, pois promove o consumo maior de calorias para ser gasto com diferentes atividades físicas, e ainda não deixa claro que esse produto contém sódio e outros aditivos químicos que podem acarretar problemas de saúde. Este tipo de publicidade contribui para agravar a epidemia atual de sobrepeso e obesidade que a população brasileira está sofrendo. 
 
A denúncia realizada tanto no México quanto no Reino Unido foi focada no risco para a saúde representado pela promoção de um maior consumo de calorias. O mesmo se aplica aqui, considerando que mais de 50% de todos os adultos no Brasil já está acima do peso ideal, pois consome uma quantidade excessiva de calorias e pratica pouca atividade física. Estudos científicos já comprovam que o consumo regular de bebidas açucaradas está associado com o maior risco de desenvolvimento de obesidade, síndrome metabólica e diabetes. A Coca-Cola tenta associar a imagem da sua marca a pessoas saudáveis e exercícios físicos, porém ela é responsável por introduzir no mercado produtos com altas taxas de açúcar e sódio, que contribuem para o aumento da obesidade, diabetes e outros problemas de saúde. 
 
“Não podemos permitir que a Coca-cola continue veiculando um comercial com informações erradas sobre o consumo e o gasto de calorias, passando a ideia de que as calorias que a bebida oferece são ‘boas’ e ainda não deixa claro como gastar essas calorias. Vamos pressioná-los a removerem a campanha ‘Energia Positiva’ para que tenham assim mais responsabilidade com os consumidores sobre os riscos de saúde que seus produtos oferecem”, defende a Frente no texto do abaixo-assinado. 
 
> Assine o abaixo-assina, aqui.
 

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