Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Evento Automóvel e Consumo aborda políticas governamentais

Para o Idec, consumidor deve refletir sobre seu consumo, mudar hábitos e ter postura mais ativa na luta pelos seus direitos

separador

Atualizado: 

28/02/2013
A segunda mesa do Debate Automóvel e Consumo, organizado pelo Idec na última terça-feira (27/2), discutiu a repercussão na eficiência energética veicular no Brasil das políticas governamentais, seus avanços e perspectivas. A discussão reuniu o diretor do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte do MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio), Paulo Bedra, e o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Marcos Borges, que comentaram a etiquetagem veicular e o estímulo para redução de consumo de combustível, além dos critérios ambientais e metas de eficiência energética no Regime Automotivo.
 
Os comentadores no debate foram Carmen Araújo, diretora do Iema (Instituto de Energia e Meio Ambiente); o presidente da Comissão de Assuntos de Energia e Meio Ambiente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Henry Joseph Jr.; e a pesquisadora do Idec Teresa Liporace. Ela ressaltou que o caráter indutor da reflexão do Instituto na questão.
 
 “A missão do Idec é debater e visualizar as possibilidades no processo de levar o consumidor a refletir sobre seu consumo e tudo que acontece ao seu redor. Além de promover mudanças nos hábitos, lutamos para que o consumidor tenha uma postura mais ativa, afirmativa. A questão chave é: informação, em todos os temas. É o motor que move a mudança”, explica Teresa.