Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dia de Ação Global sobre a Educação para o Consumo Sustentável (ECS)

<p> <i>Os professores, que no Brasil s&atilde;o homenageados no dia 15 de outubro, exercem papel fundamental no programa</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/08/2011

Para chamar a atenção para o Dia de Ação Global sobre a Educação para o Consumo Sustentável (ECS), o Idec encaminhou cartas aos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA) para apoiarem a inclusão das "Diretrizes Aqui e Agora" no Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentável. Essas diretrizes foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho de Marrakesh sobre Educação para o Consumo, coordenado pelo governo italiano, lançado durante a 14ª sessão da Comissão sobre o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em maio de 2006. As diretrizes são um conjunto de recomendações no âmbito do Programa-Quadro de 10 anos sobre Produção e Consumo Sustentável (10YFP) que a Consumers International (CI), à qual o Idec é afiliado, resolveu promover entre seus asssociados.

"A Educação para o Consumo Sustentável pode estimular a conscientização da população sobre o importante papel que têm na formação da sociedade, permitindo-lhes escolher um estilo de vida responsável e sustentável a partir de uma idade precoce", afirma Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec. "Os governos deveriam, portanto, incentivar o desenvolvimento e implementação de políticas de educação para o consumo sustentável, bem como a integração de tais políticas sobre outras políticas públicas", completa.

Para garantir a efetividade do programa, a Educação para o Consumo Sustentável deve ser realizada em diferentes níveis, com ações que vão além do papel e dos discursos. A geração de ambientes práticos de aprendizagem, a formação sistemática de professores e o desenvolvimento de pesquisas relevantes são questões fundamentais. As "Diretrizes Aqui e Agora" podem ser usadas como uma ferramenta para educadores incluírem e implementarem com sucesso o ECS nos currículos escolares.

Em 2002, o Idec desenvolveu, em parceria com o MMA, a cartilha "Manual de Educação Para o Consumo Sustentável" para auxiliar professores do ensino primário e médio a estimular formas responsáveis de consumo em crianças e adolescentes. A publicação, que aborda a situação ambiental do planeta e ensina como agir para diminuir os impactos ambientais, foi utilizada pelo Ministério de Educação (MEC) no programa de formação de professores no Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas.

Veja mais nos especiais Consumo Sustentável e Clima e Consumo.

Talvez também te interesse: