separador
Atualizado:
Com o objetivo de estruturar um plano de ação e fortalecer os processos de articulação da sociedade civil nacional e internacional rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro, será realizado entre 30/6 e 1º/7 o Seminário Internacional: Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. O evento encerra com uma Plenária de Mobilização no dia 2/7, também na capital carioca.
Os encontros são organizados pelo CFSC (Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira). O comitê está em atividade desde 2010 e engloba organizações e coletivos da sociedade civil brasileira com o objetivo de facilitar a participação da sociedade em todo o processo que integra a Rio+20. O grupo também está acompanhando o processo de participação da sociedade na Comissão Nacional para a Rio+20.
No início de junho também foi formado o comitê paulista para a Rio+20, no qual algumas organizações e movimentos sociais se reúnem com o intuito de fortalecer as atividades realizadas em São Paulo rumo à conferência. O espaço é aberto a todos, que podem participar da lista de e-mails enviando uma mensagem para comitepaulista@rio2012.org. A próxima reunião está agendada para 12/7, às 18h30, em local ainda a ser definido.
Com foco na adoção de medidas concretas de adoção de padrões de produção e consumo mais sustentáveis, o Idec vem participando das discussões em torno da Rio+20. Atuou no Fórum Social Mundial 2011 dialogando no ciclo de debates promovidos pelo GRAP (Grupo de Reflexão e Apoio do Processo do Fórum Social Mundial). O tema geral do encontro foi "A busca de paradigmas de civilização alternativos e agenda de transformação social". O FSM deste ano ocorreu em Dacar, Senegal. Em junho de 2011, o Idec foi uma das 50 organizações do Brasil inteiro que se reuniram em Brasília para a realização do XX Encontro Nacional do FBOMS, em que a nova coordenação nacional e o comitê de força tarefa para a Rio+20 foram eleitos.
Eventos
As duas atividades desta semana são parte do processo que irá culminar na realização da Cúpula dos Povos para a Rio+20: Por Justiça Social e Ambiental, que acontecerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A conferência, que reunirá líderes mundiais para debaterem a `economia verde´ em prol do crescimento dos países e da erradicação da pobreza, dará continuidade aos diversos encontros já realizados para a discussão do tema, como a Conferência Nacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92, e as conferências de Estocolmo (1972), e Joannesburgo (2002).
Serviço:
Seminário Internacional das redes e movimentos para a Rio+20 e Plenária De Mobilização sobre a Rio+20
Local: Os dois eventos acontecerão no Auditório do Instituto Metodista Bennet
Rua Marquês de Abrantes, 55 - Bairro do Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Programação:
30/6 - Quinta-feira
9h - Abertura e apresentação da agenda
9h30 - Apresentação dos participantes
10h - Mesa: Contextualização dos processos e iniciativas no caminho da Rio+20 e para além Rio+20: Brasil; G20: Franca; COP 17: África do Sul; Cochabamba II; FSM e outros
12h - Aprovação do comitê de relatoria e sistematização
12h30 - Almoço
14h - Debate em grupos
1º/7 - Sexta-feira
9h - Apresentação da sistematização do dia anterior
9h30 - Apresentação inicial de propostas de metodologia pelo CFSC
10h - Grupos de trabalho - debate sobre metodologia
12h30 - Almoço
14h - Apresentação das propostas, debate e definição metodologia
15h30 - Encaminhamentos:
- Formas de coordenação entre os eventos previstos (G20, COP17, FSM, Cochabamba, Rio+20)
- Definição de mecanismos de facilitação e articulação dos grupos de discussão e reflexão definidos na proposta metodológica
- Participação internacional no processo de preparação para as atividades paralelas a Rio+20
18h - Encerramento
2/7 - Sábado
9h - Painel educativo e informativo
Apresentação do tema Rio+20: o que é, o que está em jogo, formas de participação, relação com as lutas locais e internacionais e processos relacionados
12h30 - Almoço
14h - Debates em grupos de trabalho por afinidade/movimentos
17h - Apresentação dos grupos, da agenda discutida e definição do calendário e ações e mobilizações
18h - Fechamento