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Consumidor quer ser avisado quando limite de seu plano de telefonia estourar

<p> <i>Em resposta a uma enquete realizada pelo Idec, quase 98% dos internautas disseram que o alerta os ajudaria a controlar suas contas</i></p>

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Atualizado: 

27/07/2011

Abrir a fatura de telefone e quase cair para trás ao ver o valor astronômico da conta, muito acima do que se esperava. Quem nunca passou por isso pode se considerar uma pessoa de sorte!

Para evitar essa surpresa desagradável, os consumidores gostariam de ser avisados pela operadora de telefonia quando estourassem o limite de minutos de seu plano. É o que mostra o resultado de uma enquete realizada pelo Idec, em que 97,8% dos internautas responderam que queriam ser informados e que o alerta ajudaria a controlar suas contas de telefone. A pergunta ficou no ar de 3 e 18 de novembro e somou 400 votos.

O direito que os consumidores brasileiros almejam está a um passo de se tornar realidade para os norte-americanos. A Federal Communications Commission (FCC), agência que regula os serviços de telecomunicações nos Estados Unidos, quer obrigar as empresas a avisarem seus clientes que chegaram no limite de seus planos, tanto em serviços de comunicação de voz (serviços telefônicos, na maioria), quanto na transmissão de dados e texto, o que inclui a internet móvel.

Para o Idec, seria interessante que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adotasse medida similar por aqui, já que, atualmente, as operadoras não disponibilizam nenhuma ferramenta para isso aos consumidores. "Os usuários ganhariam um mecanismo de controle, para que saibam quanto de fato estão gastando, e as cobranças indevidas poderiam diminuir", opina Guilherme Varella, advogado do Instituto.

Varella aponta que o aviso também poderia trazer maior qualidade na prestação do serviço e mais satisfação aos usuários. "A medida seria de grande relevância, já que, além de caro, o segmento de telecomunicações é um dos mais reclamados nos Procons e órgãos de defesa do consumidor, como o Idec. As queixas contra empresas de telefonia, Internet e TV por assinatura somam quase 20% do total", ressalta o advogado.

Preço "salgado"
O resultado da enquete demonstra a preocupação dos consumidores com o custo dos serviços de telefonia no Brasil, um dos mais caros do mundo.

Segundo uma pesquisa do Diálogo Regional sobre a Sociedade da Informação (Dirsi), o país tem o preço mais alto entre todos os latino-americanos, no que se refere à telefonia móvel. O serviço pré-pago, por exemplo, custa em média 45 dólares, cerca de 77 reais, por mês.

Mas não apenas a telefonia, todo o setor de telecomunicações pesa muito no bolso dos brasileiros. De acordo com um levantamento de 2009 da Organização das Nações Unidas (ONU), a telefonia fixa consome 5,9% da renda per capita do país; a telefonia móvel, 7,5%; e a internet, 9,6% da renda dos consumidores.

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