Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Confira o que fazer quando as embalagens de produtos causam acidentes

<i>Cortes ocorridos ao abrir as embalagens s&atilde;o a quarta maior causa de acidentes de consumo no Pa&iacute;s</i>

separador

Atualizado: 

26/06/2012

Não são raras as vezes que o consumidor se depara com uma embalagem difícil de abrir. Em diversos casos, é preciso inclusive recorrer a artifícios como facas, tesouras, garfos e até mesmo os dentes para abrir o produto. É justamente aí que está o perigo e o que faz com que o quarto lugar do ranking de acidentes de consumo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) seja ocupado pelas embalagens.

A situação é preocupante porque, segundo o órgão, 36% dos acidentes de consumo com embalagens geram afastamento do trabalho e atendimento médico. Entre os acidentes relatados pelos consumidores, os maus comuns são cortes superficiais e profundos.

Os problemas são encontrados nos mais variados tipos de produtos. Isso foi o que comprovou uma pesquisa realizada pelo Idec em maio desse ano, com 20 tipos de embalagens. Dos produtos testados, sete foram classificadas como difíceis e outros sete como razoavelmente difíceis de abrir.

A dificuldade muitas vezes é acentuada pela falta de informação. Algumas empresas não fornecem instruções de como abrir os produtos e muitas que informam não são claras o suficiente. Nesses casos a orientação é procurar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas para solicitar as instruções e registrar sua reclamação quanto à falta de facilidade para abrir o produto.

Se sofrer um acidente de consumo ao abrir a embalagem, a orientação é primeiramente procurar o fornecedor e tentar uma solução amigável para o problema. Não obtendo resultado, o consumidor pode registrar uma reclamação formal no Procon de sua cidade.

Também é importante notificar o Inmetro. "Aquilo que você acha que foi um acidente só seu, caso apareça muitas vezes no sistema de notificação, passa a ser uma preocupação para os órgão governamentais e as empresas que buscarão solucionar o problema", afirma a assessora do Idec, Silvia Vignola.

A notificação pode ser realizada pelo próprio site do Idec. Caso, em decorrência do acidente de consumo, for necessário utilizar serviços médicos, é aconselhável inclusive que o consumidor solicite laudo profissional e comprovante de gastos. Assim fica mais fácil requerer o ressarcimento dos prejuízos.

Cuidados ao abrir a embalagem
A primeira orientação antes de abrir a embalagem é seguir as informações, se houver, fornecidas pelo fabricante do produto. Algumas embalagens indicam inclusive o uso de tesoura. Para a pesquisadora do Idec, é essencial seguir as orientações à risca para evitar problemas. "A tesoura é sempre melhor que uma faca. Então é interessante que o consumidor possua esse tipo de instrumento para abrir a embalagem", declarou Silvia.

Ao se deparar com uma embalagem difícil de abrir, não utilize os dentes ou faca. Se tiver algum tipo de dificuldade para abrir a embalagem, reclame à empresa, solicitando inclusive a troca do produto.