Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Comer ou não comer chocolate

<p> <i>Sete marcas de chocolate em barra e oito de ovos de P&aacute;scoa foram pesquisadas pelo Idec, al&eacute;m de 15 tipos de colombas pascais. Resultados comprovam que ficar atento na hora das compras pode diminuir o preju&iacute;zo &agrave; sa&uacute;de</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

17/08/2011

O levantamento do Idec analisou sete marcas de chocolate em barra (ao leite e meio amargo) e oito marcas de ovos de Páscoa com o objetivo de orientar o consumidor sobre os cuidados necessários na hora de escolher o produto. A análise considerou três aspectos: a quantidade de cacau, o açúcar e as calorias e gorduras.

Segundo o coordenador da pesquisa, Carlos Thadeu, análises como essa são importantes para incentivar o consumidor a olhar para os rótulos e, conseqüentemente, privilegiar as marcas que oferecem mais informações. "Além de o consumidor conseguir fazer a melhor escolha para a sua saúde, ele tem direito de saber o que está consumindo e, com isso, pode cobrar das empresas que ofereçam o maior número de informações".

Cacau

Embora a legislação brasileira não exija da empresa informar aos consumidores a quantidade de cacau de seus produtos, o Idec questionou todas as marcas em relação a esse assunto. Algumas delas disseram que essa informação é sigilosa por fazer parte da formulação do chocolate (alegação questionável, já que a quantidade de cacau é informada em outros países e que, em alguns casos, é utilizada até em publicidade). Outras marcas, como é o caso da Kopenhagen e Toblerone, divulgam a porcentagem de cacau no próprio rótulo.

No que diz respeito às qualidades do chocolate, a regra geral no caso do cacau é: quanto maior a quantidade de cacau no produto, maior a quantidade de flavonóides - componentes que reduzem o colesterol e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares - e, conseqüentemente, mais benefícios à saúde.

Dica: como a informação da porcentagem de cacau não é divulgada por muitas marcas, é importante estar atento ao fato de que quanto mais preto e mais amargo, maior é a probabilidade do chocolate ter boas quantidade de cacau.

Veja tabelas:

Açúcar

Algumas marcas também se negaram a informar a quantidade de açúcar, embora em outros países essa informação seja disponibilizada no rótulo por estas mesmas marcas.

A quantidade elevada de açúcar nos chocolates pode causar ganho de peso, levar à obesidade e ainda causar diabetes.

Calorias e gorduras

O levantamento do Idec também avaliou a quantidade de calorias das barras de chocolates e ovos de páscoa. Nos ovos a variação fica entre 130 e 150 kcal, em porções de 25 gramas e nas barras, a mesma porção, tem entre 125 e 150 kcal. Essa quantidade corresponde a 7,5% do total de calorias que um adulto deve ingerir por dia. Nos casos das crianças é pouco mais preocupante, já que se ela consumir um ovo pequeno de 150 gramas já terá ingerido 63% das colorias recomendadas para um dia.

A análise do instituto observou também que existe uma importante variação de um marca para outra no que diz respeito a gorduras totais. Em alguns casos, uma porção de 25 gramas contém 10 gramas de gorduras totais.

Colombas

Na análise das colombas pascais, em que 15 unidades de nove marcas diferentes foram avaliadas, o instituto verificou a quantidade de gordura trans existente em porções de 80 gramas. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende que se deve consumir, no máximo, 2 gramas de gordura trans por dia, o Idec encontrou em uma das marcas (Laura) 3,2 gramas da gordura.

Talvez também te interesse:

Durante a reunião, em 29 de junho, o presidente da Câmara Arthur Lira se comprometeu a colocar pauta em votação para discutir a lista de procedimentos da ANS.

Durante a reunião, em 29 de junho, o presidente da Câmara Arthur Lira se comprometeu a colocar pauta em votação para discutir a lista de procedimentos da ANS.