Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Ameaça silenciosa: pressione contra a liberação do eucalipto transgênico!

Votação da liberação da espécie transgênica gera mobilização nacional e campanha com pedido à CTNBio contra o cultivo para fins comerciais. Recursos hídricos, produção de mel e alimentos poderão sofrer grande impacto

separador

Atualizado: 

08/04/2015
A liberação do plantio comercial de eucalipto transgênico na Brasil, requisitada à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) pela empresa FuturaGene/Suzano, com objetivo do aumento da produtividade da indústria de papel e celulose, pode trazer grandes riscos relacionados à contaminação genética de plantações de alimentos, perdas econômicas na produção de mel, ameaças à saúde e comprometimento de recursos naturais. A autorização será votada em reunião da CTNBio no dia 09/04 e, se aprovada, levará ao descumprimento da legislação brasileira e de acordos internacionais, que pedem o estabelecimento de regras rigorosas para o cultivo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no País. Agrava a situação o fato de que a proposta de liberação que tramita às pressas na Comissão está sendo conduzida sem estudos conclusivos sobre as consequências do impacto desta cultura na biodiversidade e saúde humana.
 
O eucalipto transgênico usa mais veneno, consome três vezes mais a água, drenando o solo, pode prejudicar plantações de alimentos, colônias de abelhas e principalmente a produção de mel, que poderá passar de produto orgânico à transgênico, depreciando sua qualidade e seu valor para agricultores.
 
Para barrar sua aprovação, organizações da sociedade civil, juntamente com o Idec, publicaram um manifesto contra a liberação e uma petição online. Assine AQUI e apoie a campanha.