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Mentira Verde: tudo que você precisa saber sobre greenwashing

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Atualizado: 

27/02/2024

Você já comprou um produto ou até pagou por um serviço mais caro, porque a empresa afirmava que tinha algum benefício à natureza? É cada vez mais comum a presença em propagandas e rótulos de mensagens de preservação ambiental. Mas será que isso é verdade ou é apenas uma mentira verde?

A mentira verde está por todo lado, mas a gente vai te ajudar a se livrar dela! Confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito do assunto!

O que é Mentira Verde?

O greenwashing ou mentira verde é um termo criado lá fora para definir as ações enganosas praticadas por empresas que fingem defender o meio ambiente.

Essas grandes corporações utilizam da sensibilidade do consumidor em relação às pautas socioambientais para tentar vender mais produtos e serviços. Elas escondem as características e os impactos dos mesmos produtos e serviços de sempre. Assim, elas fazem uma verdadeira maquiagem ambiental para enganar a pessoa consumidora que só quer fazer a sua parte no combate às crises socioambientais e consumir de forma mais sustentável. 

Para isso, as empresas utilizam técnicas de manipulação e convencimento em rótulos, comerciais na TV, nas redes sociais e vídeos inspiradores que, na verdade, são um monte de mentiras.

Como identificar o greenwashing?

Existem diversos tipos de mentira verde que as empresas usam por aí. Conheça cada um deles! 

1. Sem provas

Isso ocorre quando o produto se diz “ambientalmente correto”, mas não é. A empresa usa apelos ambientais que não podem ser comprovados por meio das informações descritas ou pela certificação desconhecida que colocam nos rótulos.

Um exemplo é quando a empresa de transporte por aplicativo manda uma mensagem em que diz que a sua corrida foi feita com carbono zero. Porém, ela não prova isso, não explica de onde vem essa informação e como foi feita essa compensação. Ou seja, é mentira verde!

2. Troca oculta

A segunda forma de greenwashing é muito utilizada por bancos e grandes corporações. Ela ocorre quando a empresa apela para ações publicitárias em que afirma que possui produtos ecológicos para tentar limpar a imagem em relação aos outros vários produtos não ecológicos que ela também tem.

É aquele banco que diz ter uma carteira de crédito para empreendimentos sustentáveis, explora isso nos comerciais, mas que na real tem a sua maior quantidade de créditos disponíveis para empresas desmatadoras, frigoríficos, madeireiras, entre outras.

É uma empresa de celulose que faz uma propaganda que mostra o quanto o papel é mais sustentável, mas “esquece” de dizer que esse papel utiliza cloro, causa desmatamento, precisa de combustíveis fósseis para ser produzido e tudo isso não tem nada de verde.

3. Vagueza e imprecisão

É o tipo de greenwashing mais encontrado nas prateleiras de supermercados, principalmente nos produtos de limpeza. As empresas colocam nos rótulos frases como “Sustentável”, “Protege o Meio Ambiente”, “100% natural”, mas não explica qualquer atitude concreta que confirme essas expressões. Uma mentira verde daquelas!

4. Irrelevância

Essa é uma forma de tentar te enganar com uma mensagem que pode até ser verdadeira. Alguns produtos vêm com informações de benefícios que não são reais. Eles podem até existir, mas não fazem diferença alguma na sua vida ou na do meio ambiente.

Um exemplo é um produto de aerossol que diz não ter CFC. Realmente, o CFC é um produto muito perigoso. Só que ele é tão perigoso, que é proibido. Então, é óbvio que o produto não tem CFC. Se tivesse, seria crime.

5. Menor de dois males

É uma prática que está cada vez mais comum. A empresa afirma que possui algum produto que prejudica o meio ambiente, mas diz que se comparar com o da concorrência o dela é melhor.

Um grande exemplo são as garrafas de água que vêm com menos plástico. Mesmo tendo menos plástico, ela é de plástico, polui do mesmo jeito e gera lixo tanto quanto o outro com mais plástico. É uma mentira verde feita propositalmente para tentar te enganar. 

Essa mesma regra também vale para cigarros eletrônicos, carros elétricos ou até os que usam combustível fóssil, mas dizem ser mais econômicos, que gastam menos gasolina ou etanol que outros.

6. Lorota

Essa daí é a mentira propriamente dita. É quando a cara de pau da empresa é tanta que ela mente de forma descarada para você, consumidor. 

É o caso, por exemplo, dos copinhos, pratos e talheres de plástico que dizem ser 100% biodegradáveis, mas não são. Para ser um produto biodegradável, ele deve se transformar naturalmente em água, gás carbônico e biomassa. 

Esses copinhos só se transformam em microplásticos, que é uma forma até mais perigosa do que o plástico tradicional. Ou seja, mentira das brabas!

Como reclamar/denunciar a mentira verde?

Antes de qualquer coisa, o ideal é você questionar diretamente a empresa a respeito da mensagem. Caso você tenha sofrido algum dano proveniente dessa possível mentira - como ter comprado um produto mais caro, porque ele dizia ser ambientalmente correto -, você pode e deve reclamar e exigir uma reparação econômica por esse dano sofrido.

Primeiro, entre em contato com o SAC da empresa por telefone, registre a reclamação e proponha a solução que você quer para o prejuízo causado. Solicite o número de protocolo. A empresa é obrigada a gravar a ligação e te passar esse número nas ligações via SAC.

Se ela não resolver o seu problema, é hora de fazer uma reclamação formal nos órgãos de defesa do consumidor. Você pode procurar o Procon da sua cidade ou, se preferir, fazer uma denúncia no site consumidor.gov.br.

Mesmo assim nada foi resolvido? Aí, é hora de juntar todos esses documentos e ir para o processo judicial.

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