Consumidor precisa estar atento às maneiras de verificar se o carro é econômico; conheça as principais
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29/11/2011
Atualizado:
29/11/2011
Os critérios socioambientais estão entre os principais detalhes a ser observados no momento de escolher um modelo de automóvel. No entanto, para verificar o quanto um veículo é econômico, frequentemente o consumidor necessita buscar as informações paralelamente ao que é fornecido pelas concessionárias. Apesar do crescente aumento de vendas de veículos, as informações sobre o que cada selo significa e como um automóvel pode ser considerado econômico ainda são obscuras ao consumidor.
Selos
Ao desejar saber o quanto um veículo é econômico no consumo de combustíveis em comparação com outros modelos, o consumidor tem algumas alternativas. Uma delas é procurar as montadoras que aderiram ao selo Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), coordenado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Na página do Inmetro é possível acessar tabelas que identificam a eficiência no consumo de combustível dos veículos, com o índice médio de gasto para a circulação na cidade e na estrada, tanto para etanol quanto gasolina. A avaliação fornece notas de A a E, sendo A o mais eficiente e E o menos eficiente.
O programa, semelhante ao selo Procel dos eletroeletrônicos, ainda não é obrigatório no setor automotivo, o que significa que só as montadoras voluntárias são listadas pelo Inmetro.
Outro selo que auxilia o consumidor na escolha do veículo é a Nota Verde, que avalia a emissão de gases poluentes pelo carro. A consulta pode ser feita no site do Ibama e a classificação atribui de uma estrela (mais poluente) a cinco estrelas (menos poluente) a cada modelo de
automóvel.
Pesquisa
Em setembro desse ano, o Idec realizou uma pesquisa com as 11 montadoras que mais venderam carros no primeiro semestre de 2011. O objetivo era verificar as informações disponíveis sobre emissão de poluentes, eficiência no consumo de combustível e adesão das empresas ao PBEV. O resultado mostrou que as informações disponíveis ao consumidor em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente) e no site das montadoras ainda não são suficientemente claras sobre o tema.
Obrigatoriedade
Vale lembrar que existe a possibilidade de essas duas etiquetas serem unificadas, ou até mesmo que se tornem obrigatórias e disponibilizadas em local claro. Em junho, o Governo Federal divulgou o plano de obrigar as indústria automotiva a adotar um selo que classifica os veículos com base em sua emissão de poluentes e em seu consumo de combustível. Entretanto, a obrigatoriedade não será imediata. A indústria terá um período para se adaptar e a expectativa é que o selo passe a ser usado em 2012.