Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba como se proteger da gripe suína

O vírus da H1N1, mais conhecido como gripe suína, assustou as pessoas de todo o mundo no segundo semestre de 2009. Passado o susto da nova doença, porém, os cuidados para não ser contagiado diminuíram. Mas fique alerta, pois o vírus continua em circulação.  

separador

Atualizado: 

25/07/2011

 vírus da H1N1, mais conhecido como gripe suína, assustou as pessoas de todo o mundo no segundo semestre de 2009. Passado o susto da nova doença, porém, os cuidados para não ser contagiado diminuíram. Mas fique alerta, pois o vírus continua em circulação.

São duas as principais formas de contágio pelo novo vírus da gripe. Pelo ar (por meio de gotículas expelidas por quem está gripado) e pelo contato com superfícies que acumularam essas gotículas, como apoios de transporte público e maçanetas.

Para que você não seja contagiado, alguns cuidados básicos são essenciais. A higiene é muitas vezes a maior prevenção. Por isso, vale a pena seguir essas dicas:

  • Lave bem as mãos com água e sabão após contato com superfícies que podem estar contaminadas.

  • O álcool em gel é uma opção interessante para a limpeza das mãos. Sua eficácia é a mesma que com água e sabão. Mas o álcool em gel tem a vantagem de ser mais prático - por exemplo, pode ser levado no bolso.

  • Máscaras: se você quer se prevenir, elas não adiantam muito. A umidade do ar que expiramos faz com que sua eficácia seja de poucas horas. Porém, seu uso por quem está gripado pode evitar a dispersão do vírus.

  • Evite locais com muita concentração de pessoas.

  • Sempre use um lenço quando for espirrar ou tossir.

  • Evite o contato das mãos com os olhos, o nariz e a boca.

  • Febre acima de 38 graus, tosse e dor de garganta são alertas suficientes para procurar um médico.

  • Os sintomas da H1N1 são os mesmos da gripe comum, mas é importante que um especialista acompanhe a evolução do quadro. Caso suspeite que tenha sido contagiado, procure um médico.

Talvez também te interesse: