separador
Atualizado:
Mais que riscos à saúde do consumidor, uma caixa d'água aberta e suja causa problemas para toda a sociedade. Além de comprometer a qualidade da água fornecida pelas empresas de abastecimento, a caixa suja pode ajudar na proliferação de doenças como a dengue.
Acompanhe, a seguir, as orientações que a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), do Estado do Rio de Janeiro, oferece em seu site para quem quer aprender a limpar caixas d'água.
1 - Feche o registro de entrada da caixa d'água;
2 - abra as torneiras internas de sua casa para esvaziar a caixa;
3 - antes que o depósito se esvazie totalmente, feche as torneiras para que fiquem retidos aproximadamente 15 cm de água no fundo da caixa. Esta água será usada na limpeza;
4 - em seguida, coloque uma bucha de pano na saída de água da caixa para evitar a entrada de sujeira na tubulação;
5 - inicie a limpeza utilizando apenas uma esponja ou escova de náilon macia para esfregar as paredes da caixa. Jamais use sabão, detergente ou outros produtos de limpeza. Retire a água e toda a sujeira do fundo e das paredes da caixa d'água, utilizando baldes e panos limpos.
6 - abra novamente o registro de entrada. Deixe o nível de água atingir 15 cm e feche de novo esse registro. Repita os passos de número 4 e 5.
7 - agora, remova a bucha de pano e abra o registro de entrada para o enchimento da caixa. Acrescente um litro de água sanitária ou um copo contendo hipoclorito de sódio.
8 - depois de ter enchido a caixa e colocado água sanitária ou hipoclorito, feche o registro de entrada, deixando esta água em repouso por no mínimo duas horas.
9 - decorrido esse tempo, esvazie completamente a caixa e abra todas as torneiras, para que essa água desinfete todas as tubulações do imóvel.
10 - finalmente, feche as torneiras e tampe a caixa, que agora está desinfetada.