Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

O que é ISO 26.000?

A ISO 26.000 é uma norma internacional de responsabilidade social criada pela ISO (sigla para International Organisation for Standardization), entidade não-governamental fundada em 1946 que reúne organismos de normatização de todo o mundo, somando no total 157 países

separador

Atualizado: 

26/07/2011

A ISO 26.000 é uma norma internacional de responsabilidade social criada pela ISO (sigla para International Organisation for Standardization), entidade não-governamental fundada em 1946 que reúne organismos de normatização de todo o mundo, somando no total 157 países. As normas da organização têm caráter voluntário e visam a oferecer soluções que atendam às necessidades das empresas e da sociedade.

Criada com a participação e colaboração de representantes de consumidores, trabalhadores, ONGs, indústria, governo e especialistas, a ISO 26.000 apesar de não possuir caráter certificável, é um guia com diretrizes para a prática da responsabilidade social. Embora não tenha força de uma lei, por ser instituída por uma organização reconhecida internacionalmente, as diretrizes da norma ISO tendem a estimular as empresas e organizações a se adequarem em seus parâmetros.

Além da normatização, a ISO 26.000 foi criada com o objetivo de incentivar as organizações a participar de ações sociais e também identificar e reconhecer as empresas e ONGs que atuam nesse segmento. Com o guia também se tornou mais prático referenciar o que se espera de empresas e ONGs. Por exemplo, suas práticas legais de responsabilidade social, indo além do cumprimento da legislação.

Talvez também te interesse: